Música, literatura e o polêmico “Tribunal do facebuqui”, tudo isso será tema para o cantor, compositor e escritor Tom Zé, convidado para a abertura da 9ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (30). O encontro tem apoio da Biblioteca Pública do Paraná.
Acompanhado de sua banda oficial, o show do consagrado artista baiano será dividido entre apresentações musicais e intervenções sobre a cultura brasileira, os personagens e os fatos que marcaram a vida artístico-cultural do país. A abertura está marcada para às 20h, na Praça do Mitre. A entrada é gratuita.
Além de Tom Zé, a Feira do Livro contará com expoentes da literatura e das artes do Brasil e da América Latina. Durante dez dias, serão 150 atividades literárias e artísticas, para todas as idades, reunindo lançamentos de livros, sessões de autógrafo, debates, oficinas, cursos e apresentações culturais, tudo gratuito.
As amplas instalações da feira iguaçuense na Praça do Mitre contarão, ainda, com 30 estandes de livrarias, editoras e sebos, além de espaços privilegiados para os escritores e artistas nativos.
Nesta edição, a Feira do Livro também irá debater os grandes assuntos sobre os povos do continente, com a presença de autores de vários países na Mostra Latino-Americana de Literatura. Vale destacar a reflexão sobre “Tríplice Fronteira e Literatura”, que irá abordar aspectos dos idiomas e das culturas da região, como o “portunhol selvagem”, praticado e difundido pelo escritor Douglas Diegues.
Os espaços temáticos da feira serão personalizados. Entre as inovações, está a “Feira das Letrinhas” e a “Arena das Ideias”, estruturas dedicadas à estimular os pequeninos e a juventude a ler e a produzir literatura. Além disso, o Parque Tecnológico Itaipu irá dispor de uma área dotada de equipamentos e materiais interativos, voltados para a produção literária e para e cultura em meios digitais. Na “Casa do Centenário”, uma programação especial irá imergir nos 100 anos de história da cidade de Foz do Iguaçu.
CONVIDADOS – O evento contará ainda com escritores e artistas de grande referência. Entre eles, João Gilberto Noll, vencedor de cinco edições do Prêmio Jabuti; Franciso Doratioto, professor da Universidade de Brasília e especialista em Guerra do Paraguai e em geopolítica do Mercosul. A programação inclui a doutora Ana Beatriz Barbosa, autora do best seller “Mentes inquietas”, uma das e escritoras e profissionais mais requisitadas sobre o comportamento humano no Brasil.
Na lista de grandes autores, Toninho Vaz apresenta o seu livro sobre o “Solar da Fossa”, reduto carioca que abrigou os grandes nomes da cultura e das artes durante os anos sessenta. Na exposição de Toninho Vaz, o músico Guarabyra (Sá & Guarabyra) promove uma intervenção sonora primorosa, ao lado de Fabio Santini.
Um dos grandes nomes da literatura brasileira na atualidade, Ricardo Lísias, irá falar sobre o seu livro “Céu dos suicidas”, que obteve retumbante sucesso nas principais feiras e eventos literários do Brasil. O paulista André Kondo também estará em Foz do Iguaçu, com sua literatura multifacetada, alimentada pelas viagens do autor por mais de 60 países, que renderam a ele mais de 100 prêmios.
Os temas internacionais e as questões do Oriente Médio serão tratadas pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Salem Hikmat Nasser. A atriz Roberta Estrela D´Alva fará demonstração e bate-papo sobre slam poetry (campeonato de poesia). A literatura para a juventude será bem representada na feira por Ivan Jaf, escritor do Rio de Janeiro que realiza roteiros para cinema, quadrinhos e teatro.
O time de escritores e artistas convidados se completa com José Castelo Branco (PR), Dra. Maria Clara Sodré (RJ), Izabel Furini (PR), Shirley Campell Bar (DF/Costa Rica), Daniel Minchoni (SP), Maria Eugenia Bencescu (Argentina), Sinhá (SP), Juan Manuel Marcos (Paraguai), Homero Carvalho (Bolívia), Miguel Algel Fernandez (Paraguai), Douglas Diegues (MS), Rocco Carbone (Argentina), Jorge Fernando dos Santos (MG), Damián Cabrera (Paraguai) e Daniel Barbosa (PR).
O encontro literário é promovido pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria de Educação. O encontro literário tem o apoio da Itaipu Binacional, Biblioteca Pública do Paraná, Secretaria de Turismo, Núcleo de Livrarias, Parque Tecnológico Itaipu, Unila, Unifoz, Uniamérica, Cesufoz, UDC, Ceaec, Colégio Bertoni e Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.
Da AE Notícias