Na quarta-feira (28), o prefeito Beto Lunitti e o vice Adelar Holsbach realizaram a entrega dos certificados para os 23 guardas municipais (GM’s) que participaram da primeira fase do curso de brigadistas, realizada em junho. Organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST), em parceria com o Corpo de Bombeiros de Toledo, a formação é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho possa receber vôos comerciais. O administrador do Aeroporto, Antônio da Silva Almeida, também recebeu o certificado.
O prefeito parabenizou agentes da SMST pela realização do curso e ressaltou a importância da atuação. “Os guardas, depois de aptos, terão um papel vital para que futuramente tenhamos aviões pousando e decolando em Toledo, sejam comerciais ou de carga”. Beto também comentou sobre o Aeroporto. “Estamos preparando nosso município para os investimentos que virão. Trabalharemos juntos e temos um grande papel a cumprir”, afirma.
Conforme o administrador do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho, Antônio da Silva Almeida, a segunda etapa do processo acontecerá na base aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul. “Neste sábado (31), nove dos GM’s que fizeram o curso irão para Canoas, realizar a etapa presencial do curso, que vai do dia 02 até o dia 27 de setembro”, explicou. Segundo Almeida, os outros guardas realizarão esta etapa no primeiro semestre de 2014.
Para o GM Elias Cardoso, o curso foi uma grande oportunidade. “Ficamos muito felizes. Dessa forma vamos poder servir ainda melhor à comunidade.” Elias é um dos toledanos que participará da segunda fase do curso no mês de setembro.
Melhorias
O Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho passa por uma reestruturação e foi contemplado com o Programa de Investimentos em Aeroportos do Governo Federal. Segundo Almeida, alguns procedimento e padrões devem ser adotados para que as operações sejam mantidas em nível adequado de segurança. Entre eles está a instalação de Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios em Aeródromos Civis (SESCINC). “Esta normativa implicou no treinamento dos guardas municipais de Toledo, aumentando a qualificação para melhorar a segurança das operações aéreas. Foram 40 horas de atividades, durante uma semana”, completou.
Da Assessoria - Toledo