Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Banhistas devem respeitar os seus limites neste feriado, orienta capitão Araújo

As ações do Corpo de Bombeiros de Toledo nas prainhas da região iniciam neste sábado (05) e segue até o feriado de carnaval, nesta terça-feira (08). Em entrevista à Casa de Notícias, o capitão Rogério Lima de Araújo repassa mais informações sobre o assunto.

05/03/2011 - 08:17


O capitão Araújo explica que o Corpo de Bombeiros está com serviço de guarda vidas durante este verão e se prolonga no feriado de carnaval. O número de profissionais deve ser reforçado. Normalmente está sendo trabalhado com dois guarda-vidas na praia artificial de Porto Mendes e dois em Entre Rios do Oeste. Durante o período de carnaval o número aumenta para três em cada praia.
Orientação
Neste período, de acordo com o capitão Araújo, será realizado um trabalho de orientação para o banhista. “Os guarda-vidas orientam as pessoas quando chegam às praias. Eles cuidam para que as pessoas não passem por uma situação de risco, apitando, chamando atenção ou conversando e, evidentemente, este trabalho será reforçado no período de carnaval para que não tenhamos nenhuma ocorrência”. Ele ainda acrescenta que o Corpo de Bombeiros procura fazer um trabalho preventivo de orientação. “Aproveito a oportunidade para orientar a população dos cuidados básicos ao se banhar: não ingerir bebida alcoólica, respeitar seus limites (se a pessoa não nada, não adianta ir para um local em que a profundidade passe a sua altura). O velho ditado: ‘Água no umbigo, sinal de perigo’ continua valendo e nos deslocamentos peço o cuidado dos condutores, pois as estradas estarão mais cheias para não registramos nenhuma ocorrência de acidente”.
Estatísticas
No carnaval do ano passado, o Corpo de Bombeiros não registrou nenhum óbito nos locais com o trabalho dos guarda-vidas. “Todas as mortes que ocorreram em lagos ou rios da nossa região são fora do horário do serviço dos guarda-vidas ou em locais que não há o serviço do Corpo de Bombeiros, como rios e açudes”.
O horário de serviço dos guarda-vidas é a partir das 8h e segue até às 20h.

Sem nome %281144 x 250 px%29