Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo debate a acessibilidade em encontro promovido pelo CREA-PR

O tema central foi a inovação tecnológica aplicada à acessibilidade.

30/08/2013 - 19:24


O evento, realizado em parceria com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT), Prefeitura, Câmara de Vereadores e Faculdade Sul Brasil, contou com a presença do prefeito de Toledo, Beto Lunitti, do vice-presidente do Legislativo Municipal, vereador Edinaldo Santos, do presidente da AEAT, Cesar Krüger, e representantes de entidades ligadas ao tema.
O Fórum é coordenado pelo engenheiro civil, Antônio Borges dos Reis, e tem como principal objetivo discutir ações e soluções para que o Paraná seja um estado acessível a todos. “Visitamos as cidades e fazemos apontamentos, colhemos ideias, tudo com o objetivo de termos um lugar onde às pessoas possam se deslocar com tranqüilidade”. Borges falou que outra meta é dialogar com engenheiros e arquitetos, organizações representativas e, principalmente, com os gestores públicos. “Pouco adianta vislumbrarmos soluções se os recursos orçamentários não forem destinados corretamente. Tudo isso aqui se torna demagogia”, comentou.
Durante o encontro foram debatidas melhorias nos ambientes que permitam o acesso de pessoas com necessidades especiais, como adaptações e adequações em calçadas, pontos de ônibus, veículos do transporte coletivo, entre outras melhorias. Presente na abertura, Beto Lunitti lembrou que uma cidade precisa ser construída visando o bem estar da população em geral. “Diante de situações tão relevantes, devemos estar atentos as nossas responsabilidades para com as políticas públicas para acessibilidade”.
O prefeito toledano reforçou esta preocupação lembrando que durante as negociações com a empresa que possui a concessão para exploração do transporte coletivo foi definido que 100% da frota deverá ser adaptada aos portadores de necessidades especiais nos próximos dois anos. “Outra medida que irá facilitar o uso dos ônibus pelas pessoas com deficiência visual serão as informações em braile nos pontos de ônibus”. Beto ainda lembrou que a necessidades especiais dos cidadãos deverão ser atendidas pelas políticas públicas para que estes tenham acesso ao trabalho, ao desporto e ao lazer. “Este debate traz várias nuances que inserem os portadores de necessidades especiais novamente num contexto social, ao contrário do que ocorria antigamente, onde elas estavam à margem da sociedade”.
O presidente da AEAT, Cesar Krüger, reforçou a fala do prefeito Beto Lunitti, afirmando que a acessibilidade não se resume em “dar um jeitinho para o cadeirante passar”. Krüger frisou a necessidade de se criar uma consciência coletiva de que todos têm o direito de ir e vir. “Temos que planejar o município para que todos usufruam dos espaços públicos e façam seus deslocamentos sem se preocupar se vai conseguir chegar ou não ao seu destino”, pontuou. Por sua vez, o vereador Edinaldo Santos, representante da Câmara Municipal no Fórum, salientou o compromisso do legislativo com o tema. “Temos a preocupação com o bem estar dos cidadãos e sempre iremos apoiar as demandas do executivo sobre estes assuntos. Nossa meta é construir um município onde todos tenham vez”, finalizou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre eles os titulares das Secretarias de Planejamento Estratégico, Jadyr Donin, e de Habitação e Urbanismo, Igor Colla Januário, ambas ligadas diretamente às discussões, demais secretários municipais, vereadores, representantes de entidades e imprensa.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2