Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

EVASÃO ESCOLAR: “Pais e filhos irão para a escola”

A 4ª Promotoria de Justiça de Toledo/Promotoria de Proteção à Educação, neste ano, dá sequência ao trabalho já desenvolvido em 2010, o C.R.E.I.O – Compromisso de Reinserção Escolar Orientada. O programa visa reintegrar estudantes faltosos e firmar compromisso com os pais que devem ficar a disposição da direção da escola, nos dias e horários determinados pela Promotoria.

05/03/2011 - 08:36


A ação da Promotoria acontece a partir da comunicação de infrequência escolar (evasão) noticiados pelas escolas, por intermédio da remessa da Ficha de Comunicação de Aluno Ausente (denominada “FICA”). A Promotoria de Proteção à Educação instaura procedimento administrativo, e convoca os pais e respectivos filhos, para que prestem esclarecimentos acerca das razões do número excessivo de faltas pelos alunos.

De acordo com a Promotoria, na maioria dos casos em que se constata a ausência de justificativa válida para as faltas, e sobretudo, nas hipóteses em que pais e filhos, devidamente orientados sobre as consequências da infrequência escolar, manifestam intenção de regularizar o comparecimento na escola em que os menores estão matriculados é formalizado o Compromisso De Reinserção Escolar Orientada – CREIO/FICA  entre pais e a Promotoria de Proteção à Educação.

A partir do compromisso firmado, os pais assumem não somente a obrigação de regularizar a matrícula e frequência do filho faltoso, mas principalmente o dever de comparecer perante o estabelecimento de ensino em que o menor está matriculado, nos dias e horários estabelecidos pelo Ministério Público. Neste período, os pais permanecerão à disposição da direção ou da equipe pedagógica da escola, para fim de receberem orientações sobre como podem colaborar com a frequência e aproveitamento dos filhos nos estudos e como podem acompanhar o desempenho do menor na instituição e efetivamente se integrarem à comunidade escolar.

Segundo o Promotor de Justiça Sandres Sponholz, titular da Promotoria de Proteção à Educação justifica a ação. “A medida visa a otimização da finalidade da Ficha FICA. A maioria dos profissionais que atuam nos estabelecimentos de ensino reclamam da ausência e desinteresse dos pais na orientação, acompanhamento e participação da vida escolar dos filhos, apesar dos reiterados apelos das escolas no sentido de que os representantes legais cumpram o papel da família na escolarização das crianças e adolescentes. A obrigatoriedade do comparecimento na escola permitirá às equipes pedagógicas a adoção das providências destinadas à conscientização dos representantes legais dos alunos que apresentam excesso de faltas e baixo aproveitamento escolar”.

O Promotor de Justiça adverte que na hipótese de descumprimento do compromisso assumido, os pais estarão sujeitos à responsabilidade criminal por crime de abandono intelectual (art. 246 do Código Penal), bem como administrativa pela violação dos deveres inerentes ao poder familiar (art. 249, Estatuto da Criança e do Adolescente), dentre outras conseqüências cabíveis.

 

 

Com informações da Assessoria http://blogdaspromotoriasdetoledo.blogspot.com/

Sem nome %281144 x 250 px%29