O desenvolvimento do projeto visa abranger o maior número possível de crianças e adolescentes, visto que de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aproximadamente 6% a 8% das crianças e adolescentes brasileiros na faixa de 7 a 20 anos tem hipertensão, e o que é pior, muitas não sabem que tem.
Segundo a SBC, outro vilão que acomete a população é a obesidade infantil. Crianças obesas tem até 8 vezes mais chances de desenvolverem hipertensão, seguido do colesterol elevado e do diabetes.
Por esse motivo, visando prevenir todas as nossas crianças e suas famílias desta silenciosa doença é que o Ciscopar encaminhou o projeto para todas as escolas estaduais dos 18 municípios consorciados, buscando a parceria dos professores para intensificarem alguns momentos em suas aulas durante o mês de setembro, para a orientação e apresentação dos materiais informativos às crianças e adolescentes.
Todas as escolas receberam arquivos digitais, como cartilhas e mini-vídeos para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos com os alunos. São materiais práticos e com linguagem objetiva, desenvolvidos por profissionais especializados no assunto, que visam proporcionar informação e orientação à população.
Além disso, as escolas receberão o apoio técnico das Secretarias Municipais de Saúde para desenvolvimento das atividades e também estaão desenvolvendo atividades em seus municípios.
Da Assessoria