Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Balneabilidade: na Costa Oeste os 16 pontos monitorados estão próprios para banho

Uma boa notícia para quem vai aproveitar o feriado de Carnaval no Litoral, praias artificiais, lagos e represas do Paraná. A qualidade da água para banho estará boa na maioria dos locais monitorados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os resultados do 12º boletim de balneabilidade foram divulgados, na sexta-feira (04), pelo órgão ambiental e apresentam 42 pontos próprios para banho no Litoral, 16 locais próprios nas praias artificiais da Costa Oeste e um ponto próprio na região Norte. O boletim tem validade até o dia 10 de março.

06/03/2011 - 06:30


Em toda a extensão do litoral são monitorados semanalmente 49 pontos, sendo 13 locais em Guaratuba – destes, 11 pontos estão próprios para banho; 16 locais em Matinhos, onde 14 pontos estão apropriados para banho de mar; 9 pontos monitorados em Pontal do Paraná – todos eles próprios para banho; seis pontos na Ilha do Mel, onde 5 estão próprios e quatro rios em Morretes, com três pontos próprios para banho.
O  último boletim aponta  apenas uma alteração na Praia Mansa de Caiobá, rua Céu Azul, que estava próprio com restrições (bandeira amarela) e passou para próprio para banho – bandeira Azul.  Dos 42 locais que o IAP indica para banho de mar no Litoral, 14 devem ser evitados 24 horas após chuvas intensas e outros 28 estão totalmente liberados para o banho de mar. Apenas sete locais estão sinalizados com bandeiras vermelhas devido aos altos índices de coliformes fecais encontrados na água.  Segundo o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto as pessoas devem respeitar a sinalização instalada na orla sobre a qualidade da água. “É fundamental para a saúde das famílias evitar o banho de mar em locais sinalizados como impróprios”, enfatizou Tarcísio.

Outra importante ação será realizada em parceria com a Sanepar para alertar os veranistas sobre o lançamento irregular da rede de esgoto em rios, córregos e canais comprometendo à qualidade de suas águas. “A população deve aproveitar as festas de carnaval com responsabilidade e respeitando o meio ambiente, que é de todos”, sugeriu Tarcisio.

COSTA OESTE –

 Na Costa Oeste os 16 pontos monitorados estão próprios para banho. Na região Norte, o único ponto monitorado, na represa do Capivara do rio Paranapanema está próprio para banho.  Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O boletim avaliou o resultado de cinco coletas semanais consecutivas – iniciada no dia 15 de novembro - exigidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para que se defina o índice de balneabilidade.  O procedimento identifica se existe ou não a presença de esgoto doméstico com fezes e para isso utiliza o indicador escherichia coli - bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente.

 

Confira o último boletim do IAP no endereço: http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/DEPAM/costa12.pdf

Veja ainda o folder eletrônico com orientações sobre balneabilidade e telefones úteis no endereço:

http://www.iap.pr.gov.br/arquivos/File/BALNEABILIDADE/Folder_Balneabilidade_2010.pdf

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

 As Unidades de Conservação Parque Rio da Onça, em Paranaguá, e Floresta Estadual do Palmito, em Matinhos, estarão abertas ao público no horário das 8h às 18 horas. Nestas duas Unidades as visitas deverão ser agendadas pelos telefones: Floresta do Palmito (41) 3424-5016 e Parque Rio da Onça (41) 3453-2472.

O Parque Estadual Pico Marumbi, em Morretes, estará aberto durante todo o feriado, das 8h30 às 18 horas. O telefone de contato é (41) 3462-3598 e 3462-2954. O Parque Estadual Pico do Marumbi é reconhecido pela Unesco desde 1999 como parte integrante do Sítio do Patrimônio Mundial da Natureza - que protege ecossistemas da Floresta Atlântica. No Parque situa-se o conjunto Marumbi, composto por nove picos. O mais alto deles é o morro Olimpo, que junto com três outros cumes (Abrolhos, Ponto do Tigre e Gigante) são abertos à visitação pública.

Para quem vai à Ilha do Mel é importante estar atento ao limite no número de visitantes, que é de 5 mil pessoas/dia. Por meio do site www.ilhadomel.pr.gov.br e do telefone do Terminal de Embarque de Pontal do Sul (41)3455-1144 é possível saber quantas vagas ainda estão disponíveis na Ilha.

 

Texto - Rosselane Giordani, com agências

Sem nome %281144 x 250 px%29