Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Casa cheia marca abertura da VII Mostra de Circo de Toledo

O município de Toledo vive, até esta sexta-feira (06), a magia da arte circense. 

04/09/2013 - 18:44


Na terça-feira (03), no Teatro Municipal, foi aberta a VII Mostra de Circo de Toledo. A cerimônia antecedeu ao espetáculo “Carrossel das Cores”, do Circo Ático, e contou com a presença de um grande público, além de autoridades municipais e regionais, artistas e imprensa. 
A Mostra de Circo de Toledo, de acordo com a coordenadora do Circo da Alegria, Tânia Piazetta, além de apresentar a produção das trupes e grupos de toda a região, tem como objetivo agregar os artistas do oeste paranaense. “As apresentações que acontecerão durante esta semana são, de alguma forma, oriundas do Circo da Alegria, que começou no Jardim Europa, e tomou proporções que nós nunca havíamos sonhado”. Tania ainda lembrou que neste ano, após cada espetáculo, o professor Alex Machado, da Escola Nacional de Circo, fará suas avaliações e observações.
Outra que externou a alegria destes 21 anos do Circo da Alegria foi a diretora da Escola Anita Garibaldi, Cláudia Arruda Schons. “Nossa escola tem um circo e isto faz toda a diferença. O picadeiro remete a alegria, o sorriso e estas duas coisas são contagiantes. Em todos os lugares em que nossas crianças estão as pessoas percebem estes traços”. Cláudia aproveitou e pediu a secretária da Educação, Tania Elisete de Grandi, presente no evento, que estenda este projeto a outras unidades educacionais do município.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Remonti, também se comprometeu com o desenvolvimento de projetos que atendam esta perspectiva. “O poder legislativo toledano se coloca a disposição para analisar e encaminhar projetos que auxiliem esta causa”, frisou Remonti.
O planejamento para que o ensino circense chegue aos outros espaços da rede municipal de ensino já está em andamento. “Queríamos já ter ampliado este trabalho, porém, o picadeiro que estava sendo construído na Escola Municipal Waldyr Luiz Becker esta parado devido à falência da empresa que edificava a obra, mas estamos resolvendo os trâmites burocráticos para que os trabalhos continuem”.
Tania ainda enalteceu a ‘maioridade’ que o Circo da Alegria atingiu. “Sempre vimos o esforço da Tânia (Piazetta) em conduzir estas crianças e o tempo passou e vemos agora os frutos”. A secretária da SMED também destacou o trabalho do professor Dado Guerra, que também teve um papel fundamental nas ações. “Digo a vocês, se alguém, mesmo com tantos exemplos, ainda duvida da capacidade destes profissionais eu digo a eles agora que nós, da administração municipal, acreditamos muito neste sonho”.
Acreditar nos sonhos também foi o tom do discurso do prefeito Beto Lunitti que, devido a compromissos no Distrito de Dez de Maio, deixou uma mensagem gravada para quem compareceu a cerimônia. No vídeo, Beto lembrou a gestão municipal promoveu investimentos para que o Circo da Alegria continue preparando pessoas de bem. “Quando ouço os relatos das crianças que chegaram ao Circo com problemas de cunho social, com as mais diversas dificuldades e hoje são profissionais, pais e mães de família, reforço ainda mais meu pensamento de que precisamos oportunizar condições para estas mudanças”. O prefeito toledano encerrou sua fala com a frase do artista circense toledano, Ademir Iung, que é o lema do Circo da Alegria. “O sonho não pode acabar, porque outros virão com o mesmo desejo de sonhar”.

Programação da Mostra
A mostra é uma realização da Escola Municipal Anita Garibaldi, Circo da Alegria e Circo Ático, com o apoio das Secretarias de Educação, Cultura, Assistência Social e Proteção à Família, Administração e Comunicação Social. Nesta edição, o evento contará com uma programação ampla. Para a quinta-feira (05) e sexta-feira (06) serão apresentados no Municipal, espetáculos às 9h e às 14h. As apresentações acontecem no Teatro Municipal e os visitantes que forem ao local acompanhar também à Exposição Fotográfica da Mostra de Circo do ano 2012.
 
Presença do representante da Escola Nacional de Circo
Para este ano, a novidade foi a participação do acrobata aéreo da Escola Nacional do Circo, Alex Machado. O professor afirmou que o Paraná hoje é um dos principais pólos de produção de peças circenses do Brasil. “Precisamos que seja difundida estas importantes iniciativas”. Alex ainda lembrou que existe, em muitos projetos, as ações de cunho social. “O circo traz implícito a superação dos desafios e isso é cativante. Por isso, ele auxilia muito na transposição de barreiras e este fator pode ser aplicado na vida das pessoas”. O artista reforçou também que sua visita vem auxiliar no desenvolvimento das trupes que hoje estão instaladas na região e subsidiar o projeto do Circo da Alegria, da Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa. “A Escola Nacional do Circo é uma referência na produção circense e oferece consultorias, oficinas e intercâmbios”.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2