O presidente da Fiep (Federação da Indústria do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, esteve nesta quinta-feira (5) na sede do Sinduscon-Oeste/PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná), em Cascavel, onde foi recebido em almoço. Ele foi recepcionado pelo presidente do Sinduscon, Fernando Dillenburg, que também faz parte da diretoria da entidade estadual como conselheiro de Assuntos Tributários. Campagnolo saudou a entidade que completa este ano 20 anos de fundação.
"Lá, no começo, as dificuldades da construção civil eram muitas. Nesses ultimos 20 anos, a construção civil teve um salto. As políticas poblicas de habitação implementadas pelo governo federal e governos estaduais e municipais contribuíram para isso. Além disso, a economia tem variáveis tanto no campo interno quanto externo, mas na construção civil tem se mantido sempre em alta", destacou.
O líder empresarial lembrou também da recente realização da primeira reunião descentralizada da Fiep de seu Conselho de Infraestrutura e Logística em Cascavel. Segundo ele, os resultados desse processo de interiorização das atividades da federação são positivos. "Foi uma belíssima iniciativa do Sinduscon. A região Oeste, dentro desse novo eixo de modais, talvez seja a região mais beneficiada. O modal ferroviário entre Maracaju (MS) e Paranaguá deve ter a concessão aberta ainda este ano. Já quanto ao modal rodovário, sabemos que o Oeste é a região que mais sofre com a inoperência das concessionárias. A CPI dos Pedágios é uma grande oportunidade de desmascarar essas concessões. O momento é oportuno", comentou.
Campagnolo citou ainda questões como o Aeroporto Regional, enfatizando a viabilidade do setor, já que novos voos estão sendo direcionados à região, a revitalização do Porto de Paranaguá, bem como a construção da segunda ponte entre o Paraguai e o Brasil e ainda uma integração mais forte do modal viário entrre Brasil, Paraguai e Argentina.
Da Assessoria