Pensando em uma expansão ainda maior, o Circo da Alegria, desenvolvido por meio da Escola Municipal Anita Garibaldi receberá uma Oficina de Acrobacias Aéreas neste sábado (07) e domingo (08) durante o dia. O instrutor será o professor da Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, Alex Machado.
Entre a última terça-feira (03) e sexta-feira (06), Machado realizou uma curadoria da VII Mostra de Circo de Toledo. A vinda do instrutor se deve a um convite dos coordenadores do ‘Circo da Alegria, Tânia e Dado Piazzeta. A capacitação para os instrutores será estendida a outros grupos de Toledo, como Circo Ático e Trupe Raios, além de grupos da região, a exemplo de Campo Mourão. A pretensão é dar o máximo de informação aos grupos, conforme afirmou o instrutor. “Conheço o trabalho do Dado e da Tânia há um ano, e desde então venho acompanhando como eles desenvolvem tudo. Eles me convidaram para eu ver a produção maior que eles tem na região e o resultado que eles vem produzindo. Tudo que puder dar de informação, coordenação, opinar ao pessoal sobre os trabalhos e técnicas que eles abordam, os meios de trabalhos que são possíveis, enfim, o que eu puder contribuir estou disponível”.
A oficina é voltada para acrobacias aéreas e trabalha com praticamente todos os aparelhos aéreos em uso atualmente. A novidade é a revitalização da tradição circense, por meio de aparelhos que não são mais utilizados. “Eu tento trazer de novo isso. Um aparelho que eu propus para eles, que eu sei não tem aqui, é uma corda indiana, que é conhecida e eles até esboçam o uso no espetáculo, mas eu venho pra dar um ‘upgrade’ nessa técnica, digamos assim, porque é possível eles desenvolverem aqui. Também quero oferecer um marca bolso mais forte para tudo o que eles já desenvolvem”, comentou o instrutor.
Alex Machado destacou ainda, a empolgação para a Oficina e a relevância do circo da região. “Tenho dito muito isso, o Paraná e Toledo principalmente, tem uma posição de circo muito bacana e importante, e que às vezes não sai daqui. A gente que é de fora não sabe o quanto se produz aqui. Vocês tem uma produção que é rica e diversa e que passa pelo circo social, profissional, companhias com trabalho contínuo e até circo de recreação, então vocês tem uma diversidade muito bacana que precisa ser explorada e divulgada”. Segundo o instrutor é com alegria e otimismo que participa do trabalho.
CIRCO ALEGRIA
O Circo da Alegria é um dos projetos que chama a atenção do professor da Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, Alex Machado. “Eu que tenho 20 anos de circo e até pouco tem atrás não conhecia esse trabalho. É inacreditável o que a Tânia e o Dado desenvolveram na cidade e na região, porque o ‘Circo da Alegria’ hoje é um foco de fomento da cultura circense, pois outras escolas e projetos vieram desse trabalho. É muito importante que essas iniciativas sejam valorizadas e incentivadas”, explicou.
Da Assessoria - Toledo