Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Avançam tratativas para implantação de curso de medicina por meio de extensão da UFPR/Palotina

O projeto da implantação do curso de Medicina em Toledo, por meio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), se torna cada dia mais real. 

06/09/2013 - 19:31


O prefeito Beto Lunitti, em evento de comemoração dos 20 anos do Setor da Universidade Federal do Paraná em Palotina, na noite de quarta-feira (04), anunciou que as tratativas do projeto estão avançando. Afirmação que foi ratificada pelo reitor da UFPR Professor Doutor Zaki Akel que estava presente na festividade e reafirmou que o projeto do município de Toledo está sendo avaliado pela universidade e Ministério da Educação.
O reitor da UFPR informou que foi implantada uma Comissão de Avaliação formada pelo Conselho Universitário da UFPR que irá realizar um estudo aprofundado sobre o município e região, estrutura do município e da rede de saúde, além das demandas a serem atendidas. A Comissão terá sessenta dias para efetuar o estudo e emitir um parecer sobre o projeto.  O reitor informou que em breve a Comissão deverá fazer uma visita in loco no município. Zaki Akel frisou ainda que o fato do município de Toledo mostrar interesse na instalação da extensão da UFPR é um ponto positivo no processo.
Segundo o prefeito Beto Lunitti as negociações e tratativas sobre o assunto iniciaram ainda no primeiro semestre deste ano. No dia 25 de junho o prefeito Beto Lunitti e o deputado estadual Elton Welter estiveram na UFPR para apresentar à instituição o interesse de que ela venha a implantar uma extensão no município, especialmente do curso de Medicina. Participaram da audiência no gabinete da reitoria, o Reitor da UFPR, Zaki Akel, o vice reitor Professor Doutor Rogério Mulinari, além da coordenadora de políticas de graduação, Professora Maria Lúcia e o assessor de Relações Institucionais Norton Nohama. “Estamos fazendo todos os esforços necessários, já havíamos feito uma visita ao reitor da universidade em junho e na oportunidade entregamos um dossiê elaborado pela chefia de Gabinete (Selma Becker) o qual apresentava todas as potencialidades do município em termos de desenvolvimento, como também as estruturas de saúde que atendem a população. Também mencionamos a questão da UPA e do Hospital Regional que atenderá com 80 leitos e poderá ser usado como hospital escola, um dos critérios fundamentais para a criação do curso de Medicina. Além disso, somos sede da Regional de Saúde que envolve 18 municípios e, como muitas outras, tem falta de médicos atualmente”, argumentou o prefeito que afirmou que foram apresentados uma série de dados para subsidiar o parecer.
O reitor Zaki Akel  frisou que a UFPR é uma 'universidade do Paraná' e que neste 2º centenário é objetivo da UFPR um processo mais intenso de interiorização. "Vejo com bons olhos esta iniciativa apresentada", afirmou.
O prefeito Beto Lunitti lembrou ainda que foram realizadas tratativas em Brasília no Ministério da Educação. “Nas duas oportunidades, Curitiba e Brasília, eu o deputado Elton Welter defendemos o projeto de implantação do curso de Medicina para Toledo”.
O deputado Welter afirma que há indicativo do Governo Federal de abertura de mais de 10 mil novas vagas em cursos de medicina no país até 2017, e que por isso todo o esforço para contemplar Toledo. O deputado lembrou que o dossiê sobre o município para pleitear o curso foi entregue à Universidade Federal do Paraná, ao Ministério da Educação e à Chefia da Casa Civil do Governo Federal.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2