A oficialização da candidatura ocorreu nesta semana em Natal, no Rio Grande do Norte, durante seminário apresentado as cidades que pretendem sediar a competição. O prefeito de Londrina (PR), Alexandre Kireeff foi pessoalmente à capital para colocar a estrutura da segunda maior cidade do estado à disposição para receber o evento.
“É impossível não se emocionar com a história de superação desses jovens e poder contribuir para o sucesso deles que nos motiva. Londrina tem capacidade de ser sede de um evento desse porte, que une esporte e educação. Estamos com o orçamento pronto, aguardando a aprovação, e com todas as garantias para firmarmos essa parceria com o COB”, disse o prefeito.
O secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman, que está em Natal participando do Seminário de Gestores Estaduais, apoia irrestritamente a condição de Londrina como sede dos Jogos Escolares. “Assim como outras cidades do Paraná, Londrina tem potencial, estrutura e não nos resta dúvida que seria uma grande sede e que é também aprovada por muitos dirigentes esportivos deste país”, disse.
O secretário Roman também destacou que seria impactante receber os Jogos ou em 2014 ou 2015, pois brindaria o momento importante que o esporte paranaense está passando. “O Paraná é uma potência nos Jogos Escolares como já se viu nas últimas edições, então é justo que possamos apresentar a nossa estrutura para todo o país”, disse.
Se for confirmada como sede será a segunda vez que Londrina recebe os Jogos, que em 2009 foi realizado numa parceria com Maringá. As cidades de Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), São Luís (MA) e São Paulo (SP) também demonstraram em receber a competição. A etapa para jovens de 12 a 14 anos acontecerá de 3 a 12 de setembro de 2015. Para jovens de 15 a 17, de 5 a 14 de novembro de 2015.
As cidades postulantes à sede têm até 31 de dezembro deste ano para enviar os documentos com a solicitação de acordo com caderno de encargos. Em 28 de fevereiro de 2014, serão divulgadas as seis cidades finalistas. As visitas às cidades candidatas serão feitas até 30 de junho e uma reavaliação das candidaturas até 31 de agosto. O anúncio das sedes para os Jogos Escolares da Juventude 2015 será feito em setembro de 2014.
Da Agência Brasil