Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo deverá ser um dos primeiros municípios contemplados no Plano Nacional de Aviação Regional

O município de Toledo começa a colher os frutos da mobilização de lideranças políticas e empresariais na defesa da reestruturação do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho.

09/09/2013 - 18:42


Após o anúncio do Governo Federal do Plano Nacional de Aviação Regional, as tratativas iniciaram ainda no mês de fevereiro em reunião técnica com representantes da prefeitura de Toledo, Banco do Brasil, do Serviço de Aviação Civil (SAC), de uma equipe de técnicos da Casa Civil da Presidência da República, além de representantes de 15 cidades paranaenses contempladas. Na última semana, o prefeito Beto Lunitti recebeu a notícia de que o aeroporto de Toledo será um dos primeiros a ser contemplado, com previsão de início das obras para o começo do ano de 2014. A informação foi repassada pelo vice-presidente de agronegócios e micro e pequenas empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias.
As obras de ampliação e adequação de 15 aeroportos regionais no Paraná estão previstas para o início de 2014. Conforme informações do vice-presidente de agronegócios e micro e pequenas empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias, esta é a meta do Plano Nacional de Aviação Regional. “Até 2015, todos os aeroportos estarão construídos. As construtoras têm projetos e prazos viáveis, o que não acarretará em paralisações de obras por problemas no projeto”, assegurou.
A notícia foi comemorada pelo prefeito Beto Lunitti foi um dos articuladores do projeto. “Acreditamos na viabilidade do nosso aeroporto, e os investimentos do Governo Federal irão dar suporte para ampliarmos a estrutura e atender a demanda de vôos comerciais como também de transporte de cargas”, disse o prefeito que lembrou do papel de lideranças como o deputado Elton Welter na articulação do projeto. “O deputado Elton Welter teve papel importante neste processo quando fomos a Brasília defender Toledo junto à ministra Gleisi Hoffmann e o ministro Moreira Franco da Aviação Civil”, lembrou o prefeito. O deputado Elton Welter afirmou que a conquista é fruto também das mobilizações políticas e sociais da região. “"As ações realizadas por cada entidade de Toledo e também da região oeste, fez jus à importância dessa obra para a cidade”, comentou.
Osmar Dias informou também que as empresas selecionadas pelo edital – lançado em julho – irão iniciar os diagnósticos já em outubro, sendo que em 90 dias devem apresentar os pré-projetos, para então serem divulgados os editais da licitação que será realizada em Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

O Programa de Aviação
Os aeroportos serão de quatro tamanhos diferentes, mas com o mesmo projeto arquitetônico e serão implantados de acordo com o porte do município e das rotas. Coordenado pela Casa Civil e pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o plano busca melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária e ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira.
O programa vai investir R$ 7,3 bilhões na primeira etapa do plano de aviação regional em 270 aeroportos regionais, de 26 Estados. No Paraná, foram contemplados 15 aeroportos nesta primeira etapa – Bandeirantes, Cascavel, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Projeto do aeroporto de Toledo
Uma frente, composta por empresários, representantes do poder executivo e legislativo trabalham para a desapropriação de uma área anexa ao aeroporto municipal. Segundo o prefeito de Toledo, Beto Lunitti a indenização funcionará em uma espécie de PPP (Parceria Público-Privada), uma vez que o segmento empresarial sinalizou à aplicação de recursos. Já existe uma equipe responsável para a captação que trabalha no processo. O principal objetivo é construir uma nova pista com 2,8 mil metros, além da já existente de 1.670 metros.
Segundo o engenheiro do BB, Erick Silva de Oliveira, nada impede que uma equipe técnica da própria prefeitura inicie os projetos já que a lei de zoneamento municipal, aprovada em 2012, permite a ampliação da estrutura. “Para a garantia dos recursos não precisa acelerar o processo, como a estrutura consta no programa de repasses de recursos da União, ele tem direito assegurado, independente das datas”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo informou que 100% dos recursos que serão investidos são do Governo Federal e a única contrapartida dos municípios será disponibilizar o terreno para localização do sitio aeroportuário. Rockenbach informou ainda que as tratativas iniciaram ainda em 2012. “Logo após as eleições, começamos a trabalhar nisso e em janeiro estive com o presidente do ITA e ele já conhece a nossa proposta. Temos plena convicção de que o projeto é viável e que Toledo terá uma estrutura de aeroporto regional”, sinalizou.

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2