Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Programa Água na Escola repassa materiais para escolas

O programa é vinculado à organização não governamental (ONG), com atuação internacional, ‘Água e Cidade’.

10/09/2013 - 20:49


O objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade para o uso racional da água de abastecimento e conservação dos rios urbanos. O programa abrangerá cerca de 800 alunos dos 5º anos do ensino fundamental.
Os coordenadores pedagógicos de Ciências, Educação Ambiental, Matemática e Geografia da SMED vão estar à frente do ‘Água na Escola’ em Toledo. A coordenadora pedagógica de Ciências, Vaniria Bianchi, ressaltou que o programa teve uma boa receptividade pelo fato de ser diferenciado. “O trabalho é realizado através das revistas recebidas gratuitamente, que apresentam uma linguagem simplificada, enfatizado de forma a consolidar o conceito, modificar procedimentos, atitudes em relação à água. Também serão desenvolvimentos comportamentos relacionados com empatia, liderança, valores, trabalho em equipe, aprendizado com cooperação e competição”. Segundo Vaniria, com atividades do Programa serão capacitadas crianças entre 10 e 11 anos, por meio dos professores, coordenadores e representantes da SMED que foram capacitados em agosto pela professora Adriana Penedo, coordenadora do Programa Água na Escola. “As crianças aprenderão sobre o uso racional da água, e o resultado e ações desenvolvidas pelas escolas serão evidenciados e postados para a equipe da Água na Cidade, através de um site, e concorrerá a prêmios”, comentou.
Conforme a coordenadora pedagógica de Educação Ambiental, Eliane Pastre, as revistas recebidas não são o ponto central das atividades. “Todas as disciplinas podem ser envolvidas, com diversas ações, independentes das revistas, mas seguindo a linha de raciocínio. Este não é um assunto novo, mas a metodologia recebeu uma sistematização”. Eliane afirmou que são esperados bons resultados. “Dependendo das ações das escolas, esperamos expandir o programa em 2014 para as outras escolas. Todos sabemos que é importante pensar no futuro, reduzir o consumo e desperdício do nosso recurso finito, tão precioso, a água”, concluiu.
Entre as escolas municipais que receberam as revistas estão a José Pedro Brum (CAIC), Arsênio Heiss, Ari Arcássio Gossler, André Zenere, Rainaldo Arrossi, Olivio Beal, Tancredo Neves, Ivo Welter, Borges de Medeiros, Anita Garibaldi, Waldyr Becker, todas da cidade, e a única do interior, Osvaldo Cruz.

Da Assessoria - Sindy Spohr/SECOM

Anuncio gene 2