Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Mais de quinhentas mulheres da indústria da alimentação se reúnem em Toledo

No dia Internacional das Mulheres, mais de quinhentas trabalhadoras da indústria da alimentação de Toledo e região estiveram reunidas na tarde desta terça-feira (8) de carnaval. O objetivo era celebrar o dia, mas também fazer uma reflexão sobre a condição feminina e suas escolhas. O encontro é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias da alimentação de Toledo e região.

08/03/2011 - 15:55


O evento teve início na segunda-feira (7), quando o sindicato distribui mais de 5 mil rosas as trabalhadoras da indústria da alimentação. Na manhã desta terça-feira, foi realizado o primeiro encontro que reuniu mais de 250 mulheres. As homenageadas participaram de palestra, assistiram a vídeos e confraternizaram.  Na parte da tarde, o encontro superou as expectativas, compareceram mais de 500 trabalhadoras da indústria da alimentação, que participaram da mesma programação apresentada durante a manhã.

O presidente do Sindicato, João Moacir Lopes Belino revelou que este é o terceiro ano que a entidade promove este encontro. “Esta é a terceira edição da homenagem as mulheres. Queremos valorizar as trabalhadoras do nosso sindicato. Ontem entregamos rosas na porta das indústrias e hoje encerramos a homenagem com esta palestra de motivação. As mulheres precisam ser valorizadas, o mercado precisa cada vez mais delas e por sua vez elas enfrentam muitas dificuldades, precisam cuidar da casa, dos filhos e ainda trabalhar fora. Nós homens e a sociedade devem reconhecer isso e quem sabe um dia tornar o dia 8 de março, um dia de feriado nacional”.

O advogado Cícero Araújo foi um dos palestrantes desta tarde e trabalhou com as mulheres o processo histórico das lutas femininas e as escolhas que cabem a cada uma. “A palestra é motivacional e tem dois objetivos: o primeiro é apresentar a estas mulheres o porquê deste dia as razões pelas quais ele existe e o segundo objetivo é falar sobre as escolhas que cabe unicamente a elas e a felicidade depende destas escolhas que não devem ser transferidas a outras pessoas, pois elas pertencem a cada uma destas mulheres. Falaremos também sobre a violência vivida pelas mulheres ontem e hoje e que caminhos devem ser seguidos para que isto acabe”.

O vereador Adriano Remonti, também participou do evento. Apresentou às trabalhadoras, dois vídeos e deixou sua mensagem. “Fico feliz em participar de um encontro como este, pois quando as mulheres se reúnem elas se articulam, falam dos seus problemas e isto é fazer política. Vemos estas mulheres saindo de casa no dia de hoje, se desprendendo de outras atividades, isto é muito positivo porque é muito importante a mulher participar da vida pública. É importante porque além de ser o dia Internacional das Mulheres é um dia de reflexão, principalmente sobre as coisas que elas desejam mudar em nosso município”.

Por Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29