A unidade educacional, que possui uma área de 564 metros quadrados, foi construída e equipada com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. A ação teve clima de festa e contou com a animação da Fanfarra de Novo Sarandi.
O acolhimento das crianças começou vários meses após a obra inaugurada oficialmente. Durante este período, um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Educação (SMED), da Secretaria de Habitação e Urbanismo e da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) foi realizado para concluir as obras. “Tínhamos algumas deficiências na execução do projeto. Precisamos realizar intervenções na parte hidráulica e elétrica, adequações do terreno, pois em dias de chuva a enxurrada escoava por dentro do saguão, pintura e ajardinamento”, explicou o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário. Já a titular da SMED, Tania Elisete de Grandi, lembrou que durante este período foram realizadas adequações em outros CMEI’s para absorver a demanda. “Com a contratação de professores, 38 exclusivos para a educação infantil, e alguns ajustes estruturais abrimos mais de 300 vagas”, comentou.
A importância do momento levou diversas autoridades ao local. A Câmara Municipal esteve representada por diversos vereadores, entre eles o presidente do Legislativo, Adriano Remonti, que salientou a importância do planejamento das ações do governo. “A partir de agora, vamos ter ainda mais vagas. Outros CMEI’s serão concluídos e irão se somar aos que nós já temos a disposição dos munícipes”, explicou. Morador na região do Grande Panorama, o líder do Governo na Câmara, Ademar Dorfschmidt, agradeceu ao empenho da administração municipal para que o Alto Panorama, onde foram entregues 201 moradias populares, tivesse um local onde as famílias encontrassem educação e cuidado para seus filhos.
O prefeito Beto Lunitti, que retornou de Brasília na madrugada da quinta-feira (12), fez questão de estar presente no evento. Acolheu as primeiras crianças e as servidoras municipais que irão atuar no local. Lembrou que o CMEI, mais do que cuidar dos filhos enquanto os pais trabalham, tem o papel de inserir a criança no processo pedagógico. “As forças deste governo municipal estão fortemente aliadas ao governo federal. As questões de saúde e educação são prioridade em ambos. Por isso, vamos buscar ampliar nosso atendimento na rede municipal de ensino. Queremos mais vagas em CMEI’s e necessitamos ampliar a oferta de turmas de período integral. Estamos nos preparando para isso. Até julho de 2014 teremos mais quatro Centros de Educação Infantil em funcionamento. Tudo feito de forma planejada e organizada”. Beto ainda informou que o município receberá mais um CMEI do Proinfância. “Até outubro devemos fazer o cadastro junto ao Ministério da Educação”. Ao final de sua fala, o prefeito agradeceu aos presentes e afirmou que um município forte será construído a partir de uma cultura de paz entre todos os cidadãos, independente de credos, ideologias ou partidarismos.
Estruturação do CMEI Sueli Gruber
O novo CMEI irá receber noventa crianças e terá capacidade para atender cem. O quadro funcional conta com a diretora, Marli Chagas de Azevedo, doze professoras de educação infantil, duas auxiliares de serviços gerais e duas merendeiras. A diretora de Educação Infantil, Gleci Herkert, lembrou que a recepção das crianças no novo espaço será gradativa. “Os pequenos precisam de um tempo de adaptação com o local, com as servidoras e isso tem que ser feito aos poucos. Não pode ser uma experiência traumática. Vamos começar com as 55 crianças já matriculadas e ir ampliando os atendimentos”, explicou.
Uma das beneficiadas com o CMEI Sueli Gruber é Carla Dias. Mãe da pequena Isabelly Vitória, de dois anos, Carla contou que atualmente sua filha frequenta o CMEI Diva Bordin Fontana, no Jardim Panorama, e a distância é um fator que dificultava a vida da família. “Em dias de chuva era muito complicado, sem contar que a gente demorava muito tempo para ir até lá. Agora tenho a creche na mesma rua da minha casa”, comemorou.
Presença da família
A família de Sueli Gruber esteve presente no ato. O esposo, filhos e netos, além de outros familiares, participaram da cerimônia. A homenagem à ex-professora do Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, que faleceu em dezembro de 2008, se deu pela sua trajetória na educação pública, onde atuou por 23 anos.
O vice-prefeito de Toledo, Adelar Pelanka, lembrou que a professora Sueli era mais do que uma educadora. “Ela se preocupava com seus alunos. A preocupação ia além de simplesmente transmitir o conhecimento em sala de aula. Ela cuidava de seus alunos”, frisou.
O filho Fernando Gruber agradeceu a homenagem da administração municipal e reforçou o apreço com a comunidade do Alto Panorama. “Este bairro ficará para sempre ligado a nossa família”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo