Cuiabá, no Mato Grosso, receberá nos dias 25 e 26 de setembro o 1º Road Show de Moda Paranaense – Encontro de Negócios Verde Amarelo. O evento vai possibilitar que o comércio varejista da cidade conheça as indústrias de vestuário paranaenses. No total, 26 empresas estarão em Cuiabá para ampliar seus canais de comercialização e prospectar novos negócios. O Encontro é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA), com o apoio e patrocínio do Sebrae/PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
A coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, explica por que a capital mato-grossense foi escolhida para sediar a primeira edição do Encontro de Negócios. “Fizemos uma pesquisa em diversas cidades brasileiras e verificamos que o mercado consumidor de Cuiabá apresenta um excelente potencial para absorver os produtos da indústria têxtil e de confecção paranaense. As nossas marcas ainda são pouco conhecidas, mas o Estado é tido como referência em qualidade.”
“Além disso, Cuiabá será sede da Copa do Mundo e, por isso, teremos a oportunidade de identificar necessidades e propor produtos ligados ao Mundial aos varejistas”, reforça Carla Werkhauser.
A expectativa é que 100 compradores de Cuiabá e região participem do evento. A coordenadora estadual explica que o Encontro de Negócios vai possibilitar que os empresários vivenciem o varejo de Cuiabá. “É uma modalidade diferente dos tradicionais encontros de negócios, pois representantes da indústria são levados para conhecer a realidade de outra região. Com isso, esperamos que os empreendedores possam desenvolver produtos diferenciados que superem a expectativa deste consumidor, que agradem o público-alvo deste mercado”, detalha Carla Werkhauser.
A indústria do vestuário
O setor do vestuário no Paraná desempenha um importante papel na movimentação da economia brasileira e exerce forte influência na geração de empregos e renda. “O Estado está entre os principais polos produtivos do Brasil, com mais de 6 mil indústrias – a maioria de micro e pequeno porte –, que geram, aproximadamente, 98 mil postos de trabalho. O setor é o segundo maior empregador industrial do Estado e, em algumas cidades, é responsável por movimentar a economia de toda uma região”, argumenta Carla Werkhauser.
O presidente da ACIA, Junior Sereia, destaca que o apoio do Sebrae/PR possibilitou a participação de micro e pequenas empresas de todo o Estado no Encontro de Negócios. “A parceria foi fundamental, pois trouxe credibilidade para a rodada de negócios. O Sebrae/PR disponibilizou recursos e agentes em diversas regiões, o que motivou a participação de micro e pequenas empresas de todo o Estado”, conta Junior Sereia.
Carla Werkhauser informa que há planos de levar o Encontro de Negócios Verde Amarelo para outras capitais brasileiras. “A pesquisa que fizemos mostrou que existem muitas regiões com potencial receptivo para absorver produtos da indústria da moda paranaense. Com o sucesso da experiência em Cuiabá, com certeza, levaremos o evento para outras cidades”, destaca a coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae/PR.
Da Assessoria