Segundo a coordenadora executiva da Virada Cultura do Paraná, Luci Daros, um dos objetivos do evento é demonstrar a importância da intersetorialidade em sua realização. “O objetivo é falar um pouco da Virada e mostrar a importância da participação de todas as Secretarias da prefeitura, pois o evento é abrigado pela cidade. O encontro é uma preparação, já que algumas ações precisam ser tomadas com antecedência”. Luci Daros ressalta a expectativa positiva para a Virada Cultural deste ano no município. “Só podemos esperar coisas boas. Toledo já tem uma história de produção cultural bem significativa para o estado. O trabalho dessa gestão tem sido muito bom e reconhecido no estado pela Secretaria de Cultura, assim como em outros setores. Nós viemos por a cereja em um bolo que já existe”.
A Virada Cultural deste ano traz a marca do governo municipal de descentralização da cultura e a valorização dos artistas e os talentos da nossa terra, segundo a chefe de gabinete, Selma Becker. “Queremos trazer a comunidade para dentro da política pública de cultura, para que possamos democratizar e ampliar o acesso de todos os talentos locais. A Virada Cultural vai ser o palco para mostrar que Toledo tem espaço para todo tipo de manifestação cultural e que há espaço para conviver harmonicamente com todos os gostos, respeitando a pluralidade da nossa gente”.
Outro destaque para esta edição da Virada Cultural em Toledo é a descentralização, que de acordo com a secretária municipal de Cultura, Geni Fabris, será realizada antes mesmo do evento. “Essa descentralização será feita de forma inversa, antes do evento, pois durante a Virada estaremos concentrados no Teatro Municipal e palcos no Parque Ecológico. Na semana de 21 a 25 de outubro acontece a Semana de Arte e Educação, cujo tema é a ‘Educação no Trânsito, Humanização e Mobilidade Urbana’. Nós aproveitaremos o gancho, para levarmos performances de teatro, circo, dança e música que falem sobre o tema da Arte e Educação, que é o trânsito, e ao mesmo tempo, também motive a população a comparecer a Virada Cultural, distribuindo essa programação”.
Até o momento o município já contabiliza mais de 100 inscrições de grupos e artistas. A expectativa é que o evento conte com cerca de 500 a 600 artistas locais no palco, que deverá representar uma vitrine de todo o trabalho cultural produzido em Toledo e região. A programação completa da Virada Cultural 2013 deverá ser divulgada em breve.
Presenças
Na ocasião esteve presente a secretária de Cultura, Geni Fabris, a diretora de Cultura, Cristina Rocha e equipe da pasta. Também compareceu a coordenadora executiva da Virada Cultural do Paraná, Luci Daros, a presidente do Conselho Municipal de Cultura e representante da Secretaria de Comunicação Social, a diretora de Jornalismo Rosselane Giordani e a chefe de Gabinete, Selma Becker. Estiveram presentes ainda, os secretários municipais e representantes de grupos culturais e entidades envolvidas.
Da Assessoria - Toledo