Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Primeiro curso do Pronatec será ofertado no sistema penitenciário do Paraná

O Programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

17/09/2013 - 16:48


A primeira turma do curso de qualificação profissional pelo Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec), ofertada pelo Ministério da Justiça, começou segunda-feira (16) na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), unidade de regime semiaberto da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O curso é realizado pelo Senac/PR sendo disponibilizadas, inicialmente, 20 vagas para o curso de vendedor, que tem carga-horária de 172h. Os alunos receberam todo o material didático para que possam estudar e se qualificar. 
Além destes, outros cursos do Pronatec de formação e qualificação profissional serão ofertados pelo Senac/PR e Senai/PR até dezembro para outros estabelecimentos penais da Secretaria da Justiça. São diversos cursos como pintor industrial, polidor automotivo, auxiliar de costura, jardineiro, pedreiro, espanhol e inglês básico, entre outros, para atender às demandas do mundo do trabalho. 
De acordo com a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, a Coordenação de Educação, Qualificação e Profissionalização de Apenados da Secretaria vem trabalhando na gestão das vagas disponibilizadas pelo Ministério, junto a órgãos ofertantes de cursos e os estabelecimentos penais. 
“Tais vagas refletem maiores possibilidades de qualificação profissional aos detentos e contribuem para o real tratamento penal como ação conjunta entre o Ministério e a Secretaria da Justiça do Paraná, visando a ressocialização do preso, tendo desenvolvidas suas competências e comprovado seu conhecimento por meio da certificação”, destaca Maria Tereza.
Neste ano, já foram certificados 11.006 presos em 802 cursos de iniciação e qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância, em todo o Sistema Penitenciário do Paraná. 

 

Da AE Notícias

Anuncio gene 2