Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, serão realizadas a Feira de Inovação e Tecnologia (Fitec) e a Feira de Máquinas, Automação e Indústria (Femai). Nesses dias, a Unioeste, por meio do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), apresentará várias inovações tecnológicas desenvolvidas pelos pesquisadores da Instituição.
Segundo o professor Camilo Freddy Mendoza Morejon, do NIT e coordenado local do evento, a Unioeste apresentará seus 43 resultados tecnológicos na área de inovação, sendo 20 patentes (14 do campus de Toledo, um do campus de Cascavel, dois de Marechal Cândido Rondon e três de Foz do Iguaçu); oito softwares (sete do campus de Cascavel e um de Foz do Iguaçu); 12 transferências/licenciamentos de tecnologia; um fornecimento de tecnologia e duas cartas-patente.
Conforme consta no Catálogo de patentes da Unioeste, a maioria desses produtos tecnológicos, na área de inovação, foi resultado do projeto denominado Pró-Natureza Limpa, do curso de Engenharia Química do campus de Toledo e, nesse evento, em parceria com empresas de Toledo, serão também apresentados tecnologias que foram objeto de transferência para o setor industrial, entre as quais se encontram: produtos tecnológicos na área de tratamento de efluentes industriais (estação modular para tratamento de efluentes provenientes de diversas fontes) e as tecnologias na área de produção e purificação de biogás.
Para o coordenador local, a Fitec-Femai será o espaço propício para fazer com que resultados da atividade intelectual, desenvolvidos no âmbito da Unioeste, possam ganhar o mercado. “Além de mostrar o potencial da Universidade, no desenvolvimento de novos produtos tecnológicos, os pesquisadores poderão também estabelecer parcerias para o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos, nos moldes da Lei de Inovação”, diz o professor Camilo.
Ao final do evento os inscritos receberão certificado de participação.
Programação
No dia 19 (quinta-feira), após a cerimônia de abertura, que será às 14h, haverá palestra com o tema “Oportunidades da Lei de Inovação Estadual em projetos que envolvam a participação de universidades e empresas”.
Na sexta-feira (20), a partir das 19h, estão programadas duas palestras: a primeira com o tema “Fontes de financiamento de recursos para projetos que envolvam a parceria Universidade-Empresa” e a segunda com a temática “Incentivos Fiscais para Empresas Inovadoras”.
No sábado (21), das 18h às 19h, haverá palestra do setor industrial com o tema “Inovações e Novos Conceitos na Construção Civil”.
Da Assessoria