A Secretaria de Saúde de Toledo iniciou, nesta terça-feira (17), a 6ª Oficina do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS). Os encontros acontecem no Campus II da Universidade Paranaense (UNIPAR) e tem como tema central a ‘Programação da Atenção Primária à Saúde’. O público alvo são todos os servidores municipais.
O objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento das competências do corpo técnico gerencial da Atenção Primária à Saúde (APS), para que cada equipe possa realizar a programação local para o atendimento da população sob sua responsabilidade. Neste primeiro dia, os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos Jardins Panorama e Pancera participam do APSUS.
A assessora especial de Saúde, Denise Campos, explicou que este módulo irá exemplificar a forma de acolhimento dos diversos fluxos de pacientes nas unidades de saúde do município. “Vamos tomar como exemplo as nossas gestantes. Todas precisam do acompanhamento dos profissionais de saúde, porém é necessário que se identifique se a gestação possui risco habitual, quando a gravidez se desenvolve de normalmente, intermediário ou alto. Após esta classificação, é preciso que cada uma seja atendida de acordo com a prioridade”, relatou.
Denise ainda lembrou que ao final da oficina do APSUS os participantes desenvolverão a estratificação de risco para os portadores de condições crônicas prioritárias – gestantes, crianças menores de um ano, hipertensos, diabéticos e renais crônicos – residentes no território. O curso possui uma carga horária de 16h e conta com atividades educacionais com exposições dialogadas, trabalhos em grupos e atividades em plenário.
Funcionamento dos setores durante o APSUS
A Secretaria de Saúde também divulgou as datas em que cada unidade de saúde participará da 6ª Oficina do APSUS. Na quarta-feira (18), as atividades envolvem as UBS´s do Coopagro, Novo Sobradinho, Santa Clara IV e Novo Sarandi. As unidades do Jardim Europa e Vila Nova participam na quinta-feira (19). Na sequência, na sexta-feira (20), é a vez das UBS’s do São Francisco, Concórdia do Oeste, Vila Industrial, Dois Irmãos, Maracanã, Boa Vista e Dez de Maio. Na próxima semana, na segunda-feira (23), participam o Centro de Saúde e Vila Ipiranga, e na terça-feira (24), as unidades do Porto Alegre, Concórdia e São Luiz do Oeste.
Em outros setores, como a Vigilância Sanitária, Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Doutor Jorge Nunes, Controle e Combate às Endemias, Farmácia Escola, Central de Especialidades, Centros de Atenção Psicossocial, motoristas e Saúde Mental, o atendimento continuará normalmente já que os servidores irão participar junto com as oficinas das UBS’s.
Da Assessoria - Toledo