Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Peças no tabuleiro: líderes partidários se articulam para 2012

Os discursos na sessão de hoje na Câmara de Vereadores já antecipam o tom do ano eleitoral que se aproxima. Situação e oposição trocaram farpas e começam a mostrar que o debate será acalorado e que as eleições de 2012 serão disputadíssimas. Nem bem 2011 começou e os partidos políticos já demonstram que muita água já está rolando. Seja no plenário da Câmara ou nos bastidores da política toledana os grupos políticos já se articulam e começam a colocar ‘seus soldados’ no campo de batalha.  Oposição já se mostra articulada e com estratégias definidas. Situação se defende e passa o veredicto de julgamento para a sociedade.

09/03/2011 - 16:29


No plenário, os vereadores Paulo dos Santos (PT) e Luiz Fritezen como sempre protagonizaram o embate. Paulinho disse no plenário que o movimento das oposições que está se construindo, tem chances reais de vencer o próximo pleito. O vereador Paulinho relatou que na última semana foi realizado um grande encontro no Clube da Justiça, que reuniu partidos como o PT, PMDB, PDT, PSC, PTB, PV, PR. No encontro estiveram presentes mais de 90 lideranças partidárias para se articular estratégias para 2012. Ficou definido que cada partido irá formar uma comissão de trabalho até o dia 30 de março. “Eu vi nascer a célula do grupo político que irá governar os destinos de Toledo nos próximos anos. Esse grupo deu um passo fundamental para construir um projeto alternativo para o município”.
Sobre a reunião, o presidente do diretório do PT, Valtair Apolinário informou que na oportunidade cada presidente de partido presente endossou a vontade do grupo em montar um projeto alternativo de governo, que será construído com as bases.  “Ficou evidente mais uma vez que não haverá duas candidaturas como ocorreu no passado e sim uma que agrega o maior número de apoiadores”, disse Apolinário que frisou que esse fato demonstra o amadurecimento das lideranças oposicionistas.
Em contraposição o líder da situação, vereador Luiz Fritzen, argumentou que se o grupo liderado pelo PP venceu as últimas quatro eleições foi por decisão das urnas, e que se deve respeitar a vontade da maioria. “Vamos para as eleições em 2012, e temos o que mostrar para população, o que foi feito nesses 16 anos. Nos credenciamos para um novo mandato. A sociedade é que vai julgar se esse grupo deve permanecer ou não”, disse.
O líder da bancada situacionista rebateu também a fala do vereador Paulinho de que a atual administração já estaria desgastada por estar a 16 anos no poder. Ele afirmou que não concorda que o PP tem que sair porque está desgastado, uma vez que se fala na continuidade do projeto de governo do PT na esfera federal.

Gleise madrinha da oposição
No Encontro do PT do dia 25 de fevereiro, a senadora Gleisi aceitou o convite do presidente do PMDB de Toledo, Beto Lunitti, para ser a madrinha da oposição nas eleições de 2012. Além de aceitar o convite, a senadora disse que faz questão de estar presente em Toledo muitas vezes, principalmente nas eleições do ano que vem apoiando a oposição, e em outras ocasiões para estar agradecendo os mais de 41 mil votos que recebeu nas eleições ano passado no município, além de lutar por projetos de interesse de Toledo em Brasília.


Confira mais detalhes dos debates entre vereadores de oposição e situação em matéria em vídeo.

Por Rosselane Giordani
 

Sem nome %281144 x 250 px%29