Foi concluído o trabalho visando uma melhor recepção de seus frequentadores, com a implantação de passeio, ajardinamento e arborização do seu entorno. O trabalho foi realizado em parceria com o projeto Florir Toledo e a Coordenadoria de Paisagismo e incluiu o plantio de 8 mudas de sakura branca, a cerejeira do Japão, além de flores como lobélia, amor perfeito, boca de leão, agapantus, buxinhos, palmeira cica e clorofito. Também foi transferido o busto do ex-presidente Tancredo Neves, que dá nome ao Centro Cívico onde está o Legislativo e demais poderes. Ele ganhou espaço com iluminação e teve replantadas as flores que possuía no local anterior, de onde foi transferido na reforma do estacionamento.
“A Câmara Municipal está mais receptiva à população”, afirmou o presidente da Câmara, Adriano Remonti, lembrando que o busto de Tancredo Neves foi retirado do local anterior e reinstalado com iluminação, sendo valorizado, além de todos os espaços aproveitados e o estacionamento ampliado. O vereador considera que as melhorias adequam a Câmara ao novo número de vereadores e facilitam o acesso com mais conforto, destacando que muitas coisas vão ser feitas ainda.
O Florir Toledo na parceria realizou a Oficina de Prática de Jardinagem na Câmara, envolvendo cerca de 20 de seus integrantes ao longo de quatro semanas com práticas de 45 minutos. O coordenador Oseias Soares dos Santos destaca a reutilização de flores que já estavam no antigo local do busto de Tancredo Neves, que mostrou aos jovens que existem espécies que podem ser trocadas de local. Além delas foram usadas no ajardinamento no busto e no acesso do estacionamento flores de época, outras temporárias e ainda pedras, casca de pinus e sobras de eucalipto. “O objetivo nosso é que aprendam a modificação de ambientes pequenos e com ideias possíveis de fazer em casa, pois o sentido do projeto é que levem isso para dentro de casa”, comenta o coordenador do Florir Toledo. Atualmente o projeto reúne 60 adolescentes de 13 a 17 anos que desenvolvem atividades no contraturno escolar e recebem bolsa de R$ 120,00 da Secretaria de Assistência Social.
O ajardinamento na Câmara Municipal foi complementado com o plantio de nova arborização adequada à rede de energia existente no passeio. Foram plantadas 8 mudas de sakura, a cerejeira japonesa, árvore símbolo do Japão e que atinge de 5 a 6 metros de altura. O coordenador de Paisagismo da Secretaria de Meio Ambiente, Luiz Claudio Bellotto, explica que as cerejeiras plantadas têm 1,5 metro e são das mesmas usadas no Bosque das Cerejeiras, embora lá elas sejam mais antigas. Segundo ele as cerejeiras não têm crescimento rápido e devem levar de 5 a 6 anos para atingir seu tamanho adulto, mas a partir do ano que vem elas devem produzir flores no inverno e receber uma poda de condução para formar sua copa adequadamente. As cerejeiras plantadas na Câmara produzem flores brancas que aos poucos ganham tons rosados e neste ano duas produziram flores.
O diretor-geral da Câmara Municipal, Rodrigo Priesnitz, disse que o objetivo do trabalho foi aproveitar o que o próprio poder público tem de experiência nessa área, valorizando o excelente trabalho dos servidores e o patrimônio público. Ele avalia que o ajardinamento valorizou o Legislativo e deu visibilidade ao busto do patrono do Centro Cívico Tancredo Neves e ao excelente trabalho feito por Oseias e Bellotto no Florir Toledo e na Coordenação de Paisagismo, respectivamente, devendo ser feitas ainda outras melhorias sempre que for possível.
Da Assessoria