O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Constantina Henkel, no Jardim Coopagro, realizou uma atividade diferente com os pequenos, nesta sexta-feira (20). Por meio de uma ação iniciada este ano na Secretaria Municipal de Educação (SMED), pais, alunos e professores realizaram o plantio de citronela na horta do CMEI.
A citronela é reconhecida como um repelente natural contra o mosquito da dengue. O plantio das mudas é o último passo de uma série de ações periódicas nas escolas, que visam à conscientização e o cuidado contra a dengue. Segundo a coordenadora de Meio Ambiente e Ciência da SMED, Vaniria Bianchi o trabalho com as crianças é bastante eficaz. “Entendemos que o combate a dengue precisa ser algo constante e tem que ter início na escola, pois as crianças ao apreenderem, repassam isso em suas casas”.
Após o crescimento da citronela, mudas serão repassadas aos alunos para que levem para casa, informou a diretora do CMEI, Eliane Aparecida Luiz, que ressaltou ainda a importância da ação. “Em primeiro lugar está a questão ambiental, depois a prevenção da dengue, além de auxilio na horta do CMEI”. O pai do pequeno Luiz Felipe, de quatro anos, Luiz Carlos Zepnicki, aprovou a iniciativa. “Acho maravilhosa essa ideia, tanto pelo benefício que tem o plantio da citronela, quanto pelo envolvimento das crianças com o prefeito”, afirmou.
Beto Lunitti, juntamente com os pequenos, realizou o plantio de algumas mudas. De acordo com ele, a ação incentiva às crianças a manter cuidados contra a dengue, além de valorizar o meio ambiente. “É muito bom ver o envolvimento da educação infantil do município nessa batalha contra a dengue, que é algo incessante e que merece toda a atenção”. O prefeito informou ainda, que diversas ações de combate já estão em planejamento e devem ocorrer em todo o município.
Mudas
Parte das mudas de citronela utilizadas foram viabilizadas por meio da oficina ‘Produção de Ervas Medicinais’ do Projeto Florir Toledo. O restante é fruto da parceria do Florir com a ITAIPU. O Projeto participou do plantio com a presença do coordenador, Oseias Soares dos Santos, além de quatro adolescentes.
Presenças
Estiveram presente na ocasião, o prefeito Beto Lunitti, o vice-prefeito Adelar Pelanka, a secretária de Educação, Tânia de Grandi e o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin. Também compareceram as coordenadoras de Meio Ambiente e Ciência da Secretaria Municipal de Educação, Vaniria Bianchi e Elaine Pastre. A engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Karine Zachow, o coordenador do Projeto Florir Toledo, Oseias Soares dos Santos, a diretora do CMEI, Eliane Aparecida Luiz, além diretoras de escolas e CMEIS da localidade e o Conselho de Pais do CMEI também participaram.
Da Assessoria - Toledo