Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Mais de 17 mil classificados farão a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A primeira fase foi no dia 15 de junho, onde mais de 200 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país participaram, de acordo com a Secretaria da OBM.

21/09/2013 - 14:23


As provas finais ocorrerão nos dias 19 e 20 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, está prevista para dezembro.
A olimpíada é feita anualmente em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. O nível 1 para alunos matriculados no 6º e 7º ano do ensino fundamental, nível 2 para alunos do 8º e 9º ano, nível 3 para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio e o nível universitário, para alunos que ainda não tenham concluído o curso superior, independente do curso e período.
Para os níveis 1, 2 e 3, a competição é feita em três fases e, para o nível universitário, em dois. Coincidindo com a prova para os níveis fundamental e médio, se inicia a participação dos estudantes universitários nesta etapa. Classificam-se para a última fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima, segundo o critério a ser estabelecido pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, com base nos resultados nacionais alcançados nas fases anteriores da olimpíada. O gabarito oficial será publicado na terça-feira (24), no portal da olimpíada. Os medalhistas serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, em janeiro de 2014, evento que dá inicio ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática. "A perspectiva de participação internacional é algo que chama muita atenção dos estudantes", de acordo com Nelly Carvajal, da Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática.
O projeto é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).
A OBM é feita desde 1979, com o intuito de estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar as equipes brasileiras que participam das competições internacionais de matemática, onde competem os melhores estudantes de cada país na área.
Para outras informações relacionadas com a competição, consulte: www.obm.org.br.

Da Agência Brasil

Anuncio gene 2