Durante a quinta-feira (26),o Centro da Juventude do Jardim Europa recebeu o público com Oficina de Educomunicação - abordando temas como os efeitos do uso de drogas e tratamento – por meio de bate papo com as servidoras da Saúde, a diretora do departamento de Saúde Mental, Janete Welter, a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPS AD), Cristina Cogo, além da técnica em enfermagem, Josiane Selister.
Participaram das atividades no Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli (CEJU Europa), os alunos do Colégio Estadual Jardim Europa, do Centro de Socioeducação (Cense), do Programa Nacional de Inclusão do Jovem (ProJovem) da Assistência Social e Proteção à Família, Serviço Social do Comércio (Sesc), além de jovens da comunidade. As fotos e áudios da oficina foram produzidos pelos participantes.
Segundo a coordenadora do trabalho e diretora de Jornalismo da SECOM, Rosselane Giordani, a ofinica tem tudo haver com o tema da Semana “Juventude Marcando a Cena”. “O objetivo da Educomunicação é incentivar a comunicação e a liberdade de expressão dos jovens. Com a escolha da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para entrevista, eles ainda puderam tirar dúvidas pessoais em uma dinâmica bastante divertida e educativa”, afirmou.
Conforme o secretário da Juventude, Paulo Fábio Leonardi, a oficina foi muito importante para os jovens. “Acredito que foi um espaço em que eles puderam se expressar, questionar assuntos em que eles tinham dúvidas, sem contar que a orientação repassada pelas profissionais do CAPS, foi excelente”. Paulo salientou ainda, a participação dos jovens durante a semana que foi destaque. “Atendemos os jovens de diversos programas sociais do município, além de jovens da comunidade e de escolas. Nas atividades de corrida de orientação que ocorreram do Parque Ecológico Diva Paim Barth participaram mais de 300 jovens, o que é muito positivo”.
SEMANA NACIONAL DO JOVEM
A Semana Nacional do Jovem é realizada em todo o país, na última semana de setembro. Em Toledo diversas atividades acontecem durante a semana, que é uma promoção da Secretaria da Juventude, com ações intersetorias das secretarias de Assistência Social e Proteção à Família, Esportes e Lazer, Segurança e Trânsito, Cultura, Meio Ambiente e Comunicação Social.
O secretário da Juventude, Paulo Leonardi ressaltou que o objetivo da Semana é atender os jovens do município com atividades que impactem em sua atuação na sociedade. “Essa semana foi instituída nacionalmente em 1993 e sua ação perdura até hoje. É muito importante olhar para o jovem e ver como ele está em Toledo, pois eles constituem cerca de 30% da população”. Paulo comenta que foram preparadas diversas atividades, abordando temas de interesse e da área da juventude e que o resultado foi extremamente positivo.
Da Assessoria - Toledo