Egon Pudell é filho de Manoel e Elsa Amália Pudell. Ele nasceu no dia 24 de agosto de 1929 em Santa Rosa (RS).
Pudell administrou o município em dois mandatos, de 1957 a 1960 e de 1970 a 1973. Além de ser vereador. Também foi o primeiro deputado estadual eleito por Toledo e o único parlamentar estadual da região Oeste do Paraná a presidir a Assembleia Legislativa na década de 60. Ele representou o governo do Estado no Plano de Valorização da Fronteira Sudoeste do Brasil. Também integrou as Comissões das Finanças; Orçamento; Constituição e Justiça e também foi vice-presidente da Casa, assumindo a presidência em virtude da renuncia do deputado Antonio Rüppel.
Expediente
Em virtude da morte do ex-prefeito Egon Pudell não haverá expediente no prédio da prefeitura nesta segunda-feira (30). Nas outras repartições da administração municipal que funcionam fora do prédio - postos, escolas, Secretaria de Saúde - o atendimento é normal.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, decretou luto de três dias. Beto Lunitti afirma que cada prefeito diante o seu tempo e o seu olhar fez uma boa administração em Toledo. “Sob os aspectos da força política e do contexto histórico, Pudell foi uma figura importante para o desenvolvimento do Município”.
O gestor destaca que durante o período que Pudell atuou na Alep teve uma importância fundamental no firmamento geopolítico do Município no Paraná. Beto Lunitti acrescenta que esta influencia auxiliou no desenvolvimento das ações de governo de Toledo. “Todo o prefeito que passa pelo processo da gestão pública tem a força e a vontade de fazer o melhor pela cidade. Este é o caso de Pudell, dos demais ex-prefeitos e agora é a minha vontade”.
Homenagem
De acordo com a assessoria, logo após a chegada do corpo de Egon Pudell ao Paço Municipal Alcides Donin e as homenagens prestadas pelos familiares presentes, o prefeito Beto Lunitti e os ex-prefeitos Albino Corazza Neto, Avelino Campagnollo e José Carlos Schiavinato estenderam a bandeira do município de Toledo sobre o caixão de Egon Pudell.