O curso é oferecido pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU/PR), em parceria com a administração municipal, dentro do Programa de Formação e Capacitação Profissional de Servidores. O evento é realizado no Auditório Municipal Acary de Oliveira até a sexta-feira (04), com diversas oficinas oferecidas das 8h às 17h30.
Entre as disciplinas abordadas no primeiro dia de formação esteve a ‘Execução Penal em Meio Aberto: relato de experiência’, pela juíza de Direito da 2ª Vara Criminal Luciana Lopes do Amaral Beal. ‘Competências Interpessoais, pela coordenadora administrativa do Programa Patronato, Iris Mirian Nascimento, que também abordou ‘Atribuições de Natureza Técnica em meio aberto’.
O Programa Patronato Municipal substitui o Programa Estadual de Inserção de Egressos do Sistema Penitenciário (Pró-Egresso), conforme informou a coordenadora pedagógica do Programa, Silvana Barbosa de Oliveira. “O objetivo é capacitar as pessoas que vão atuar no Programa, além de criar um vinculo entre o estado e a rede municipal de serviços. Vamos capacitar esses profissionais para atender egressos e beneficiários do Programa Penal”.
O Programa contará com profissionais contratados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), nas áreas de pedagogia, psicologia, direito e assistência social, além de estagiários em cada setor. Os profissionais passaram por edital da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, antes de serem contratados.
Programação
Na terça-feira (01) serão abordadas as disciplinas ‘Direitos Humanos’, pelo vice-diretor da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), Edson Pereira de Souza, além de ‘Noções sobre crime de trânsito’ pelo diretor de Engenharia e Transporte da Cettrans, Adão Josevan Kaliskievicz Junior. Na quarta-feira (02) a secretária de Políticas para Mulheres, Maria Cecília Ferreira abre a capacitação com o tema ‘O crime de violência contra mulher”. No período da tarde a disciplina ‘Drogadição: efeitos e consequências’ é tratada por Fernando Bottega Hallberg.
Na quinta-feira (03) a Coordenadora Pedagógica, Delir Freitas, discursará sobre ‘Estratégias de inserção social às vistas da Educação e do Trabalho’. Também será abordado ‘Planejamento Estratégico e Estruturação de Programas’, pela coordenadora pedagógica do Programa, Silvana Barbosa de Oliveira, que tratará da disciplina também na sexta-feira (04) pela manhã. No último dia, durante a tarde, a coordenadora administrativa do Programa Patronato, Iris Mirian Nascimento, finaliza com as disciplinas ‘Atribuições de Natureza Técnica em meio aberto’ e ‘Estratégias de Ação na execução em meio aberto’.
Disciplina o crime de violência contra mulher
Entre os docentes está a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Maria Cecília Ferreira, que ministrará a disciplina de “O crime de violência contra a mulher”, na quarta-feira (02). Segundo a secretária, o objetivo é abordar a violência contra a mulher nos aspectos legais, além das políticas de enfrentamento. “Temos importantes documentos, como o pacto nacional que precisam ser divulgados, assim como alguns programas que o governo desenvolve. Também pretendo repassar alguns dados estatísticos e a realidade de Toledo com o trabalho da Secretaria de Políticas para Mulheres”, afirmou.
Da Assessoria - Toledo