Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Educação divulga datas de matrículas para rede estadual

 Nestes dois casos, as matrículas devem ser feitas de 2 a 6 de dezembro, diretamente nas escolas de interesse.

02/10/2013 - 16:24


A Secretaria de Estado da Educação divulga o período de matrículas para alunos que vão ingressar na rede estadual em 2014 e também para quem está saindo do ensino fundamental para o médio.
A data vale para alunos da rede municipal (5º ano) que irão ingressar na rede estadual (6º ano) e para alunos do 9º ano que vão entrar na 1ª série do ensino médio. O mesmo período vale também para as escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial e escolas conveniadas para o ano de 2014.
A superintendente da Educação, Eliane Rocha, lembra que os prazos são importantes para que a secretaria planeje com antecedência as ações do próximo ano. “As matrículas estão atreladas a uma série de ações que precisam ser feitas para o bom funcionamento das escolas, principalmente a distribuição de aulas e a infraestrutura. Com esse planejamento antecipado, alunos, professores e funcionários saem ganhando”, disse Eliane.

ENSINO MÉDIO - Para quem vai entrar no ensino médio, a superintendente também destaca a importância de definir qual o foco do aluno nessa fase escolar. “A transição do Ensino Fundamental para o Médio é marcada por escolhas. Nessa fase também acontecem outras mudanças na vida dos estudantes, como a necessidade de geração de renda, além de decisões sobre a formação profissional, ou a carreira a ser seguida na universidade”, diz Eliane. Ela explica que no Ensino Médio é hora de o estudante escolher a modalidade que mais se enquadra aos seus objetivos para evitar frustrações ou desistência dos estudos.
Para os demais alunos que já frequentam as escolas estaduais do Paraná, a continuidade dos estudos na rede pública é feita automaticamente. No entanto, os responsáveis pelos estudantes devem comparecer às escolas entre 25 e 29 de novembro para assinar a rematrícula para o ano letivo de 2014. Alunos com mais de 18 anos podem assinar a própria rematrícula.
Alunos que não estão na rede estadual, e que pretendem ingressar no ano que vem em qualquer ano ou série, deverão comparecer em uma escola estadual no período de 9 a 13 de dezembro, para solicitar a matrícula.

Documentos obrigatórios para matrícula na rede estadual
Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Casamento
Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) para maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional
Conta de luz atualizada
Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de origem ou emitida pelo Sistema SERE (Sistema Estadual de Registro Escolar)
Carta Matrícula (para os casos em que o aluno receber a mesma)
Carteira de Vacinação (exclusivamente para a Educação Infantil)

Confira a instrução conjunta n.º 01/2013, que orienta a matrícula na rede estadual:www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/instrucoes/INSTRUCAO_MATRICULA_2014.pdf

Da AE Notícias

Anuncio gene 2