Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Secretaria de Cultura promove reunião de avaliação da Semana Farroupilhade Toledo

Durante a ação foram elencados pontos positivos, negativos e ainda foram sugeridas novas ideias. 

03/10/2013 - 17:22


A Semana Farroupilha aconteceu de 14 a 21 de setembro e contou com diversas atrações. O grande destaque foi o acampamento farroupilha realizado no Parque Ecológico Diva Paim Barth.
Segundo a secretária de Cultura, Geni Fabris, entre os pontos positivos elencados no encontro, destaca-se a parceira do município. “É um consenso que o fato da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura ter se tornado promotora deu maior suporte e estrutura, viabilizando o evento. Com isso tivemos um aumento de público e uma ótima divulgação”. Outro destaque, conforme informou Geni, foi à valorização dos talentos locais. “Os shows e com os artistas daqui foi muito elogiado, além das homenagens que o município prestou a importantes figuras do tradicionalismo em Toledo. Estes foram os pontos centrais”, afirmou.
Também foram levantados pontos a serem melhorados para a próxima edição. “O acampamento deverá acontecer durante sete dias e não apenas quatro como foram este ano, de forma que o transformemos na ‘Cidade de Lona’. As empresas que quiserem também poderão montar barracas no local, já temos cerca de 10 interessadas”, comentou a secretária. Além de valorizar os artistas locais, uma das sugestões é trazer no meio da semana, um grande show de renome nacional. Também será projetado um local, dentro do galpão, com tablado grande e cercado para dança, onde será exigido estar pilchado para utilização. “O acampamento ainda terá eleição de um patrão e uma patronese, que farão as honras aos visitantes”, comentou.
Melhorar as tertúlias livres e criar um trabalho de intercâmbio e extensão com as Instituições de Ensino Superior de Toledo são alguns dos desafios para a edição do ano que vem. Geni lembrou que a ideia é oferecer aos acadêmicos, oficinas de comidas típicas, lenços, chimarrão, poesias e como recepcionar as pessoas, entre outros temas. “Durante o dia o atendimento as escolas e visitantes deverá ser ainda melhor e haverá uma mobilização das comunidades através de caravanas, por meio do projeto intitulado ‘Cultura Presente’, que divulgará a Semana Farroupilha”. A intenção é que o evento possa ser interligado a Festa Nacional do Porco Assado no Rolete, atraindo ainda mais turistas.

Agenda
Ficou definido um encontro festivo entre promotores e organizadores, no dia 30 de outubro. A ação será realizada na Casa do Gaúcho, no Clube Caça e Pesca. Uma nova reunião técnica deverá ocorrer no fim de novembro para projetar a Semana Farroupilha de Toledo de 2014.

Presenças
Na ocasião estiveram presentes representantes das entidades organizadoras. Do CTG Chama Crioula, esteve Orandi Gayardo, do CTG Estância da Liberdade, Iluciene Siametti, da PUCPR – Campus Toledo e da Comitiva Marca de Casco, Paulo Merisio. Também compareceu o representante do Programa Tradicionalista “Entardecer nos Pampas” e responsável pela montagem e coordenação do acampamento, Airton Ferreira, do programa “Pampa na Garupa”, Ernani Magnabosco, além da equipe da Secretaria da Cultura.

Da Assessoria

Anuncio gene 2