Devido à deficiência da estrutura de galerias pluviais no município e o volume de chuva de 62 milímetros vários bairros da cidade sofreram alagamentos na quinta-feira (03). O quadro já havia sido diagnosticado pela administração que vem realizando uma série de obras e investimentos para resolver os problemas. Segundo o prefeito Beto Lunitti estima-se que cerca de R$ 4 milhões deverão ser investidos até 2016 em intervenções e reestruturação do sistema de sistema de coleta das águas, nos pontos mais críticos da cidade, para evitar os problemas. As obras estão previstas no orçamento do município e no PPA - 2014/2016. Até o momento já foram gastos mais de 250 mil em obras em cerca de 50 pontos da cidade.
Entre as regiões problemáticas estão o Jardim Santa Clara IV, Panorama II, Santa Maria, Jardim América e Europa, Jardim Gisela e Porto Alegre, Vila Becker, grande região do Coopagro e algumas vias da área Central, em especial a Avenida Parigot de Souza. Os problemas na maioria devem-se a falta de galerias, construção de falsas bocas de lobo e sistema ineficiente de drenagem da água ou subdimensionamento de das galerias.
Até o momento a administração municipal já realizou intervenções para resolver problemas de subdimensionamento, e também obras de extensão de redes pluviais, substituição de bocas de lobo por bocas de leão. As principais obras foram realizadas na Parigot de Souza, que segundo o secretário onde foram detectadas uma série de ocas de lobo falsas, ou seja, não conectadas a rede de galerias pluvias. Outro ponto crítico é o Jardim Gisele que é afetado pela não contenção da água na Parigot de Souza. A previsão é de que a maior parte das obras seja executada até o fim de 2014. Segundo o secretário de Habitação e Urbanismo 30% de todos os projetos já estão prontos para ser orçados na Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur).
Apesar dos problemas estruturais do município e das intervenções já realizadas, o volume de chuva é um dos motivos do transtorno. “Muita chuva em curto espaço de tempo sempre gera problema, mas podemos nos preparar e garantir que a população não sofra tanto com a situação”, garantiu o secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário.
PLANEJAMENTO
Para evitar que problema de alagamentos se repita em outros locais da cidade, a Secretaria de Habitação e Urbanismo está orientando e analisando os projetos de abertura de novos loteamentos. “São analisados os projetos de galerias e a gente já pede que seja feito emissários novos em todos. Fazemos uma previsão para que não haja problemas em longo prazo”, explicou o secretário de Habitação e Urbanismo. Todas as galerias construídas ou adequadas no município passarão a ser superdimensionadas, acima do que preconiza a lei. “Não ainda a gente solucionar os problemas que existem hoje e permitir que eles possam se propagar no futuro, pois problemas como esses podem ser solucionados com a boa estruturação da cidade”. Igor informou ainda, que com a criação da Câmara Técnica de Toledo - dentro do Comissão de Revisão do Plano Diretor - esse trabalho de planejamento urbano será aprimorado.
CAIC
A Escola Municipal Vereador José Pedro Brum (CAIC), localizado na região da grande Pioneira, por exemplo, sofre a cerca de seis anos com problemas de infiltração e alagamento. Em toda chuva a situação se repete A reforma e adequação do prédio, construído há 19 anos, que é solicitada há bastante tempo foi prevista no Orçamento do município para 2014 e no PPA- 2014-2016. Neste ano já foram intervenções paleativas na escola como o desobstrução das calhas e também poda de árvores para evitar a obstrução das calhas.
Segundo secretário de Habitação e Urbanismo a escola possui problemas estruturais e por isso é necessária a realização grandes intervenções, ou seja, reforma global da estrutura. Igor informa que equipes da Emdur e da Habitação já realizaram trabalhos na escola, mas que o problema será resolvido de forma efetiva a partir da reforma com orçamento agora previsto para 2014, conforme determinação do prefeito. “O prefeito Beto já determinou como prioridade a resolutividade destes problemas e reservou orçamento para executar todas as obras previstas.
A diretora da escola, Nadir Dias Souza Barbosa, relatou que o problema já havia sido informado à administração anterior. “Há anos, por meio de ofícios e reivindicações solicitávamos a intervenção da prefeitura. Sempre enfrentamos problemas e estamos buscando uma solução junto ao governo constantemente”. Segundo o secretário a administração municipal já determinou como prioridade a reforma da escola para solucionar o problema.
A reforma global da Escola Municipal Vereador José Pedro Brum (CAIC) acontecerá em 2014. As obras foram previstas no Orçamento 2014, após solicitação que o prefeito recebeu, as reivindicações também foram apresentadas por servidores e Conselho Escolar do CAIC nas agendas ‘O Prefeito com a Comunidade’. A decisão foi tomada no fim do primeiro semestre.
Da Assessoria - Toledo