O edital de convocação foi publicado dia 24 de setembro e o prazo para registro de chapas encerrou no último dia 4 de outubro. Este ano o Sinduscon utilizará uma nova sistemática de votação, a votação eletrônica, viabilizada por intermédio de parceria com a Fiep, que está disponibilizando o aplicativo. Os associados não precisarão mais se deslocar até o sindicato para votar e receberá via e-mail um login e senha para acessar o site e realizar a votação.
A única chapa inscrita, denominada Chapa Construindo Futuro, é encabeçada pelo engenheiro civil Edson José de Vasconcelos. Nascido em Cascavel e formado pela Universidade Federal do Paraná, Vasconcelos possui MBA pela FGV em Gestão Empresarial e MBA em Ohio (EUA) sobre Gestão de Empresas. Ele exerce outras atividades no setor associativista, atuando como membro do Conselho do Sesi-PR, na diretoria da Fiep e no Conselho de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego Estadual (Cert). Hoje é segundo tesoureiro e membro do conselho deliberativo do Sinduscon-Oeste/PR. É casado e pai de dois filhos.
Suas metas são dar continuidade ao trabalho desempenhado pelo atual presidente, o também engenheiro civil Fernando Dillenburg, bem como ampliar a gama de ações protagonizadas pelo sindicato, fundado há 20 anos e que possui mais de 1 mil empresas na sua base de atuação. Entre elas, oferecer produtos e serviços que os associados necessitam.
A marca da nova gestão, diz Vasconcelos, será o aumento da produtividade no canteiro de obras. “É necessário buscar a constante inovação no processo produtivo E nos processos de gestão para aumentar a rentabilidade do setor, o que garante a competitividade das empresas em um mercado cuja principal concorrente é a informalidade”, destaca. Segundo ele, é necessário também priorizar a sustentabilidade, seja no aspecto ambiental, nos métodos de produção ou na rentabilidade do negócio.
De acordo com o futuro presidente do Sinduscon, o momento da construção civil é positivo. “O setor de incorporação continua crescendo e com boa projeção para os próximos anos. O segmento de obras públicas, apesar de sazonal, vem mostrando recuperação e há uma necessidade cada vez maior de investimentos em infraestrutura para atender o crescimento populacional e das demandas regionais”, explica.
Vasconcelos encara motivado o desafio de gerenciar os destinos de um dos mais importantes sindicatos do interior do Estado. “Sabemos que o tempo é curto. Por isso precisamos focar uma linha de atuação que tenha como mira o associado, visando a inovação que tanto necessita o setor e principalmente sua sustentabilidade”, diz.
Da Assessoria