A prova para esses candidatos será nos dias 3 e 4 de dezembro, diferente dos demais candidatos, que farão o Enem nos dias 26 e 27 de outubro. O exame seguirá o mesmo formato, no primeiro dia, serão aplicadas provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos. No segundo dia, as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, com duração de cinco horas e trinta minutos.
O responsável pedagógico indicará o número da unidade prisional ou socioeducativa e o CPF do participante. Ele também será o responsável pelo acesso aos resultados e por divulgar as informações do exame aos participantes. Além disso, deve encaminhar a participação do candidato no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano passado, 23.665 candidatos privados de liberdade foram inscritos no Enem. Dos candidatos inscritos, a maioria, 17.945, buscava a certificação do ensino médio, que pode ser obtida pelo exame. A maior parte (20.687) era homem. Quanto à idade, 11.652 tinham de 21 a 30 anos de idade. Os maiores de 30 anos foram 9.435, enquanto 2.457 tinham entre 17 e 20 anos. Outros 121 tinham idade igual ou inferior a 16 anos.
Para os demais candidatos, as inscrições já foram encerradas. Neste ano, o Enem recebeu 7.173.574 inscrições. Para testar os conhecimentos na reta final para o exame, o Portal EBC desenvolveu um simulado online. A página na internet que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2012. No sistema, é possível escolher quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco de provas seleciona as questões de maneira aleatória. O teste é gratuito.
Da Agência Brasil