Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Comitiva da Infraero realiza análise topográfica de área para aeroporto

O aeroporto de Toledo será um dos primeiros a ser contemplados.

08/10/2013 - 17:59


Após mobilização de lideranças políticas e empresariais do município e de tratativas iniciadas em fevereiro deste ano pelo prefeito Beto Lunitti, em parceria com o deputado Elton Welter, o aeroporto foi contemplado no Plano Nacional de Aviação Regional do Governo Federal. Na terça-feira (08) uma comitiva com técnicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) chegou a Toledo. Os profissionais são responsáveis por identificar a melhor área para implantação do Terminal de Passageiros (TPS) e deverão permanecer no município até a sexta-feira (11) para finalização dos serviços.
Os estudos de viabilidade das áreas realizado em Toledo serão repassados à Secretaria de Aviação Civil (SAC), que iniciará o projeto do TPS. A SAC já definiu que o aeroporto de Toledo deverá corresponder ao tamanho de 2C ou 3C, ou seja, a categoria do aeródromo. Já o projeto arquitetônico será padrão para todos os aeroportos contemplados, conforme explica o coordenador sede da Infraero, Eduardo Henrique Guimarães. “Para implantar o terminal é preciso definir espaços e apresentar alternativas de onde será melhor”. O plano busca melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária e ampliar a oferta de transporte aéreo à população.
Todo o investimento será realizado pelo Governo Federal. O papel do município neste momento é referente apenas à disponibilização da área necessária e o subsídio técnico ao longo do processo. “Estamos acompanhando todo o andamento de perto e auxiliaremos no que for possível e necessário”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach.

Definição
Durante o encontro, a equipe do município formado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, pasta responsável pelo aeroporto, Edemar Rockenbach; o secretário de Planejamento Estratégico, Jadyr Donin; o diretor de Planejamento Urbano, Gilberto Schmulek e equipe de topografia do município, diretor de Acompanhamento e Execução do Plano Diretor, José Carlos de Jesus, além do administrador do aeroporto de Toledo, Antônio da Silva Almeida e Guarda Municipal, juntamente com a comitiva da Infraero, composta pelo coordenador sede, Eduardo Henrique Guimarães, o projetista responsável pelo levantamento topográfico, Claudio Adriano Santos e o técnico de operações da Infraero, Ruben Marques Filho, definiram a área para ampliação.

Segundo Rockenbach, a prefeitura irá propor uma área à SAC após estudo da equipe técnica da Infraero. Com o auxílio de equipamentos de estação geral, GPS de precisão e nivelador instalados no ponto de referência de pouso (ARP) será feito um rastreamento de satélite, para início das atividades de levantamento de dados.

Plano
O programa vai investir R$ 7,3 bilhões na primeira etapa do plano de aviação regional em 270 aeroportos regionais, de 26 Estados. No Paraná, foram contemplados 15 aeroportos nesta primeira etapa – Bandeirantes, Cascavel, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Encontro com prefeito
No período da tarde, os representantes do município e o líder da comitiva da Infraero, Eduardo Guimarães se encontrou com o prefeito Beto Lunitti para apresentação do projeto do Terminal de Passageiros (TPS) e discussão da área para construção. Segundo o prefeito o município está disposto a realizar todos os esforços possíveis. “Vamos oferecer tudo o que for necessário para que o aeroporto de Toledo receba essa merecida reestruturação, possibilitando ainda mais crescimento econômico e conforto à nossa população e região como um todo”.

Da Assessoria

Anuncio gene 2