A prefeitura de Toledo firmou o Termo de Cooperação Técnica Nº 103/2013 com o Instituto das Águas do Paraná visando à disponibilização de tubos de concreto para a execução de obras para conter erosão. O Instituto das Águas é responsável pelo planejamento e execução de ações e projetos técnicos de proteção, conservação, recuperação e gestão de recursos hídricos.
As tubulações irão atender duas demandas do município de Toledo. A primeira é na região do prolongamento da Rua 20 de setembro onde existe a demanda uma antiga demanda. O secretário de Planejamento Estratégio, Jadyr Donin, lembrou que no local será realizada a intervenção na Sanga Capelari. “Vamos realizar as obras do emissário, utilizando dois tubos paralelos, atingindo 133 metros de extensão”. A outra intervenção acontece no canal localizado na Rua Uruguai. No local serão aplicados 300 metros de tubulações, com três manilhas paralelas, levando a água pluvial da região até a nascente do Rio Marreco.
Jadyr Donin explicou ainda que o trabalho será realizado pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) no prazo de três meses. “A conclusão destas obras trará segurança aos moradores das regiões atendidas”, comentou. O projeto, a planilha de custos e o orçamento já estão ajustados e o transporte dos tubos, que serão fabricados em Cruzeiro do Oeste, região noroeste do Paraná, vai ser custeado pelo município de Toledo.
O prefeito toledano destacou a importância da ação. “São intervenções relevantes, que visam a segurança e o bem estar da população que reside nestas regiões. As obras também resolverão antigos problemas com a drenagem da águas das chuvas”. Beto ainda lembrou que todas as intervenções visam dar qualidade de vida para as pessoas. “Estamos construindo um município traga satisfação aos cidadãos que nele residem”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo