Os trabalhos foram coordenados pelo secretário da pasta, Edemar Rockenbach, e pela presidente do Conselho, Sandra Pinela, e contou com a participação de demais conselheiros.
Após a leitura e a aprovação da ata referente ao encontro anterior, os presentes debateram a Oficina Sobre Parques Tecnológicos que deverá ter continuação com novo encontro em novembro. A primeira etapa aconteceu no dia 24 de setembro, na unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em Toledo, e contou com a presença de um consultor representante do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), um da UTFPR, Campus de Ponta Grossa e da PUC, Campus Curitiba.
A alteração do Decreto de nomeação dos novos conselheiros, também esteve entre os assuntos abordados. Segundo a assessora do Conselho, Fernanda Moreira, a Câmara Municipal de Toledo já aprovou a alteração na Lei nº 2084/2011 que irá ampliar o número de conselheiros, acolhendo no COMDET, além das instituições já citadas, também a Faculdade Sul Brasil (FASUL), Universidade Paranaense (UNIPAR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR/Oeste), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT), Associação Médica de Toledo, Prati-Donaduzzi e BRF. “Atualmente o COMDET possui 15 cadeiras e com a alteração na lei, passa a contar com 25 membros efetivos”, explicou Fernanda.
Outra pauta da reunião foi em relação ao Programa Oeste em Desenvolvimento, que aconteceu na última semana, em Foz do Iguaçu. O Programa contou com a participação da presidente do COMDET, Sandra Pinela. Durante o evento ficou definido a participação do Conselho em dois grupos de trabalho, relacionados à cadeia agroalimentar e proteína animal e agroalimentar outros. Além disso, foi debatida a participação do COMDECT noII Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, que acontece de 29 de outubro a 1° de novembro, em Foz do Iguaçu. O evento tem por objetivo facilitar o diálogo e a troca entre os atores locais, nacionais e internacionais sobre a eficácia e o impacto do desenvolvimento econômico local diante dos grandes desafios atuais.
Ações da Secretaria e assuntos diversos
Entre as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo abordados, esteve a recente visita de uma comitiva toledana, que contou com a participação do secretário, Edemar Rockenbach, e da assessora do Conselho, Fernanda Moreira, à Maringá, Paraná. O objetivo foi conhecer a metodologia do trabalho de referência desenvolvido na cidade, tanto pelo Conselho, quanto pela Secretaria. Conforme Rockenbach a visita foi muito proveitosa. “Pudemos analisar e adotar algumas ações importantes e que funcionam bem no município”. Assuntos gerais e dúvidas dos participantes também foram sanados.
Presenças
Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach, a presidente do COMDET, Sandra Pinela e a assessora do Conselho, Fernanda Moreira. Também compareceram os conselheiros representantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – Campus Toledo), Renato Tratch, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Toledo, Pedro Furlan, do SEBRAE, Alan Debus, da FIEP/coordenadoria, Lieser Augusto Belenzier e Juliana Buchs. Além do presidente da ACIT, Edson Luiz Carollo e os representantes, Joel Loh e EdésioReichert, o representante do Sincoeste e Associação dos Contabilistas, Paulo Duarte,representante da BRF, Adriano Delazeri, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT), Rosilene Welter de Barros e Silva, o presidente da Associação Médica de Toledo (AMT), Claudio Tomuo Hayashi e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, Genoir Nodari.
Da assessoria - Toledo