Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

São Pedro do Iguaçu incentiva micro e pequenas empresas

Palestras, oficinas, atendimentos e consultorias estarão disponíveis para empresários locais.

10/10/2013 - 16:05


Há pouco mais de 20 anos, São Pedro do Iguaçu desmembrou-se de Toledo para, enfim, ser considerado município do oeste do Paraná. Hoje, com uma área de 308 km2 e população de aproximados 6,5 mil habitantes, possui cerca de 120 estabelecimentos, de acordo com dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Ainda que com um grau de urbanização superior a 60%, São Pedro do Iguaçu tem sua economia voltada à agricultura, principalmente para a criação de galináceos - dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011. A fim de estimular o desenvolvimento econômico do município, por meio de outras fontes de renda e emprego, entidades locais buscaram parceiros externos, como o Sebrae/PR.
“Trabalhar o ambiente das micro e pequenas empresas reverte em melhoria da qualidade de vida do município. Temos fomentado isso em diversas cidades do Estado e a expectativa é que, em São Pedro do Iguaçu, o desenvolvimento também aconteça com a formação e formalização de novas empresas e fortalecimento das já existentes”, afirma o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus.
Uma das ações de desenvolvimento está prevista para novembro, na qual empresários e empreendedores do município terão a oportunidade de assistir palestras e oficinas, além de participarem de consultorias sobre seus negócios. “O momento é de orientar sobre a melhoria da gestão nas empresas, mostrar que é possível ter um negócio fortalecido em cidades pequenas”, destaca Debus.
As capacitações acontecerão de 6 a 8 de novembro. No período da noite, a partir das 19 horas, os interessados poderão assistir a oficina SEI Controlar Meu Dinheiro, voltada para pessoas formalizadas na categoria do Microempreendedor Individual, no dia 6; palestra sobre cooperativismo e associativismo, no dia 7; e palestra sobre atendimento e vendas, no dia 8.
Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de São Pedro do Iguaçu, Moacir Domingos Lotti, os temas escolhidos para as capacitações são muito importantes, visto que é uma demanda atual da cidade. “A palestra sobre vendas e atendimento, por exemplo, foi um pedido recente dos empresários. Eles sentem essa necessidade de melhorar e, com isso, toda a cidade cresce”, reforça Lotti.
As palestras e oficina acontecerão na Casa da Cultura Janira Correia Borges, localizada na Rua Cuiabá, sem número, em São Pedro do Iguaçu.
 
Itinerante
Ainda nos três dias, das 9h às 17h, empresários e empreendedores da cidade poderão contar com as orientações e consultorias especializadas do Sebrae/PR, por meio da estrutura itinerante da entidade, que será montada no centro da cidade.
“As ações da unidade móvel são realizadas em parceria com as prefeituras e associações empresariais das cidades por onde passa. Esse apoio é fundamental, pois conseguimos entender as demandas locais e as atender de maneira mais eficaz”, relata Willian Braga Tomaz, consultor do Sebrae/PR responsável pelos atendimentos do Sebrae Itinerante no oeste do Estado.
O gerente da Unidade de Atendimento do Sicredi em São Pedro do Iguaçu, Cleyton Silva, informa que a instituição financeira também estará presente nos três dias de atendimento junto ao Sebrae Itinerante. “Temos notado que os empresários estão em busca de mais informações sobre crédito, sobre as taxas e possibilidades de pagamento. Para auxiliar, também estaremos presentes no centro da cidade, para tirar dúvidas, informar sobre nossos serviços e orientar sobre o crédito”, enfatiza.
 
Coletividade
Valentim Gilberto Naue, consultor regional da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), no oeste do Paraná, aponta sobre a importância de trabalhar o associativismo no município. “Onde existe sociedade organizada, há menos esforço individual para se atingir resultados. Assim, quando os empresários estão representados por uma associação, por exemplo, a melhoria do ambiente de desenvolvimento empresarial torna-se mais fácil”, explica.
O associativismo que será abordado durante a palestra do dia 7, acrescenta Naue, é necessário para o momento em que o município está vivendo, de reconstituição da Associação Comercial e Agroindustrial de São Pedro do Iguaçu (ACASPI). “Nosso intuito é sensibilizar os empresários sobre a cooperação e união de forças”, indica.
Toda a ação de capacitação no município de São Pedro do Iguaçu é uma iniciativa conjunta entre o Sebrae/PR, Prefeitura Municipal, Sicredi, ACASPI e FACIAP.

Da Assessoria

Anuncio gene 2