O evento, iniciativa do Sebrae/PR e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Toledo, tem como objetivo somar a aproximação tecnológica da universidade ao empreendedorismo das empresas de Toledo e Microrregião.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus, o MIT 2013 é um evento inovador na cidade e vem ao encontro da movimentação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que prevê atividades em todo o País, de 21 a 27 de outubro. “A ideia é unir a ciência e o material humano que temos na universidade para dentro das empresas locais. Gerando inovação, emprego e competitividade”, assinala.
A programação, em Toledo, será no Centro Comercial da Catedral, que fica na Rua Almirante Barroso, no centro da cidade, e prevê além de oficinas, palestras e mostra cultural, uma feira de estágio e emprego e um MeetUp, que vai consistir numa espécie de explanação rápida de ideias inovadoras de negócios, arquitetadas pelos universitários, nos moldes de apresentações de startups.
“Os participantes terão esses dois momentos especiais de integração (feira e meetup). Na feira, 20 representantes (principalmente do setor de recursos humanos) de empresas inovadoras, estarão à disposição dos universitários para conversar sobre o mercado de trabalho e oportunidades relacionadas. Já no MeetUp, são os estudantes que apresentarão suas ideias aos empresários”, explica Debus.
Na avaliação de Sandra Regina da Silva Pinela, diretora de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR Campus Toledo, o evento é muito importante, pois os acadêmicos estão se conscientizando sobre empregabilidade e empreendedorismo. “É um encontro de aproximação e a expectativa para que isso aconteça é grande. Uma das ansiedades dos estudantes é saber se terão mercado de trabalho para se estabelecerem em Toledo e o encontro com empresários estimula essa troca”, afirma.
Sandra Pinela complementa, ainda, que os acadêmicos devem se interessar tanto por carreiras quanto por tornarem-se empresários. “Estamos trabalhando para formar uma ‘massa crítica’ e o caminho do empreendedorismo também é oportunidade de futuro para nossos acadêmicos. Eles têm o aporte de conhecimento, a teoria, e as empresas têm a possibilidade de agregar com a prática, seja nas ideias de novos negócios ou com a empregabilidade”, destaca.
Funcionamento
A primeira atividade do MIT 2013 será a oficina intitulada “Minha ideia é um bom negócio?”, na qual vai citar o Canvas (modelo de negócios inovador) para gestão de negócios, das 15 às 18 horas. Das 19 às 20h30, os participantes terão a palestra “(U+E)=Lucroinovação”, que vai mostrar como a Apple e o ‘Bar do Zé’ podem se beneficiar da interação entre universidade e empresa.
O MeetUp “Conheça de uma forma descontraída as melhores ideias inovadoras de negócios para Toledo” vai marcar o encerramento do evento, com início previsto para as 20h30 e término às 22 horas. Durante todo o período do MIT 2013, das 15 às 22 horas, a Feira de Estágio e Emprego e a Mostra Cultural Horizontes e Tecnologia estarão disponíveis para visitação.
Além do Sebrae/PR e UTFPR, o evento conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Prefeitura de Toledo, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET) e Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site do evento, no www.mit.td.utfpr.edu.br.
Da Assessoria