O ato aconteceu na Secretaria Municipal de Educação (SMED) e os novos profissionais foram recepcionados com um café da manhã e flores pela passagem da data. Logo após, aconteceu o encaminhamento para os seus respectivos locais de trabalho.Segundo dados da Secretaria de Recursos Humanos, 2013 é o ano com maior número de contratações de professores para a rede municipal de ensino desde 2005. Além dos profissionais recepcionados nesta terça-feira, cerca de 200 já foram chamados este ano.
A secretária da Educação, Tania Elisete de Grandi, destacou, primeiramente, o dia especial e reforçou o chamamento destes novos educadores, recepcionados com bastante alegria pelos diretores e diretoras e demais representantes da SMED. “É um momento festivo por dois bons motivos. Pela passagem do Dia do Professor e pela chegada de novos profissionais que irão dar suporte às escolas e aos CMEI’s”.
Tania ainda lembrou que para as unidades educacionais, estes professores representam uma condição melhor de trabalho, suprindoas necessidades relacionadas às licenças prêmio e maternidade e os afastamentos por aposentadoria. “Vai resultar num melhor trabalho pedagógico dentro das unidades educacionais”. O Dia do Professor serviu também para homenagear os diversos profissionais que prestam seus serviços na SMED. “Aproveito aqui para lembrar as assistentes sociais, fonoaudiólogas, secretários e demais servidores que se doam para que a educação no município aconteça”, salientou Tania.
O ato contou também com a presença do legislativo municipal. O presidente da Câmara, vereador Adriano Remonti, e a vereadora Sueli Guerra frisaram a importância do trabalho realizado pelas Secretarias de Educação e de Recursos Humanos, incansáveis na luta para que o quadro funcional da SMED esteja sempre completo. “Como professora aposentada, sei das dificuldades que são enfrentadas para manter todas as salas com professores. Aqui, pelo empenho de todos, temos as turmas assistidas, professores auxiliares, entre outros benefícios que em muitos municípios ainda não foram alcançados”, pontuou a vereadora Sueli. Já Adriano Remonti, comentou as necessidades da categoria em avanços nos seus direitos, o que automaticamente irá melhorar a qualidade de ensino na rede municipal. Ambos, em suas falas, parabenizaram os professores pela data especial.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Veralice Moreira, afirmou ter atuado na formação de diversos profissionais presentes na ocasião e que é um prazer poder acolher muitas de suas alunas neste momento. “Dar aulas é umasatisfação e vocês agora poderão absorver este sentimento”. Veralice ainda pediu aos professores que sejam cuidadosos no trato dos alunos. “Todos, inclusive nós, queremos ser bem cuidados. Ofertem isso aos estudantes, que vocês terão o carinho deles como retorno”, comentou.
A programação especial contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, que iniciou sua fala lembrando que hoje a prefeitura possui 846 cargos de professores e mais 135 educadores infantis, além dos 42 que estavam assumindo suas funções no ato. “Primeiro, preciso parabenizar a todos por este dia”. Logo após, Beto frisou que aqueles que transferem conhecimento através dos seus ensinamentos e duplamente honrado.
O prefeito toledano ainda pediu aos professores que se apropriem dos seus locais de trabalho. “Este é nosso pedido, cuidem, zelem dos seus locais de trabalho para fazermos de nossas escolas um lugar agradável. Queremos que todos sejam propagadores da Catequese da Cidadania, aonde iremos, a partir de atitudes cidadãs, construir um município que atende a todas as pessoas de forma igual e justa”.Beto ainda reforçou a parceria com a Câmara de Vereadores e homenageou a secretária Tania de Grandi. “Repassando esta flor para a Tania, simbolicamente abraço a todos os professores que temos nas nossas escolas e CMEI’s”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo