A secretária Tania destaca que as ações realizadas no setor por esta administração reforçam o compromisso do governo em solucionar problemas, suprir as demandas reprimidas, estruturar unidades e, principalmente, oferecer um atendimento com qualidade à população.
Tania também salienta o papel do educador perante a sociedade. Para a secretária de educação, o processo para tornar-se um professor não acontece de maneira rápida. Segundo ela, a condição social, política e econômica interfere para que o sujeito escolha ser professor. “A escolha por esta profissão acontece muito cedo, mas é na academia que damos sustentação ao conhecimento”.
Ela comenta que a sociedade é dinâmica e se modifica. “Não é possível que possamos entrar em uma sala em desânimo, pois não acontece o aprendizado. O professor leva a alegria e a motivação. A todo o momento procuramos enaltecer e levar a sociedade o trabalho importante do professor. Cada vez mais, o professor se tornou indispensável para a sociedade”.
Tania afirma que nos últimos anos, os aspectos sociais, políticos e econômicos colocaram o professor num papel secundário. “O papel do professor é relevante para a sociedade. Diante disso, é fundamental que a população auxilie neste processo. Não adianta atribuir a responsabilidade somente para os gestores ou os políticos. É preciso que cada um assuma que houve uma escolha e lute por ela”.
Ela relata que é em sala de aula que o professor marca efetivamente o seu papel. “Dentro de uma escola, o professor lida com as mais diferentes situações, desde as dificuldades de aprendizagem, as mudanças na legislação, a interação com a comunidade escolar, entre outros”.
A secretária alerta que o número de acadêmicos em licenciaturas tem diminuído na região, devido as insatisfações com o salário, carta de trabalho, entre outros fatores. Ela lembra que o Governo Federal começa a desenvolver políticas para que motivem o sujeito a estudar licenciatura. “A sociedade se transforma e se mobiliza diante da educação. O governo federal tem realizado investimentos em formação continuada”.
Ainda no primeiro semestre, esta administração implementou a formação continuada de professores, ofertada pela Secretaria de Educação em parceira com Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Em outras oportunidades, a secretária de Educação, disse que melhora na qualificação profissional dos professores, resulta em uma educação mais qualificada para as crianças.
Atualmente, de acordo com a secretária, a principal necessidade da Educação no Município é a ampliação do número de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s). Segundo Tania, até o início de fevereiro de 2014, a Secretaria irá inaugurar um novo CMEI no Jardim das Orquídeas e até o final do semestre deve totalizar três Centros.
Hoje, cerca de 1900 crianças de 0 a 3 anos estão matriculadas nos 23 Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs) e 33 Escolas Municipais. Desde o começo do ano, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) já contratou mais de 250 servidores. A ação atende ao plano de governo do município de atender as ações de reestruturação do quadro funcional da Educação.
De acordo com a assessoria, até o momento, 2013 é considerado como o ano com maior número de contratações de professores para a rede municipal de ensino, desde 2005. Nesta terça-feira (15), a administração municipal realiza ainda, a posse de 37 novos profissionais.
Com as novas contratações, apenas no primeiro semestre de 2013 foram criadas 90 vagas na pré-escola I e 185 vagas nos CMEIS. “A preocupação desta gestão é tendo em mente que até 2016 o município precisa alinhar-se a obrigatoriedade de ensino, dos quatro aos dezessete anos, então desde já estamos pensando nisso”, explica a secretária.
Com informações da Assessoria de Toledo