Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

COMSEA define pela implantação da Caisan em Toledo

Outra discussão importante, segundo Claudete, tratou de alterações na composição do COMSEA.

17/10/2013 - 18:35


Em dezembro do ano passado foi assinada em Toledo, a Lei n° 2.117, que dispõem sobre a política de segurança alimentar do município. O próximo passo seria a implantação da Caisan, que foi definido no encontro. Na ocasião, os participantes também debateram a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que tem como pré-requisito a Caisan em funcionamento. Segundo a assistente social do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e presidente do COMSEA, Claudete Frasson, após o encontro a adesão torna-se viável. “Precisamos efetivar a Caisan no município para podermos aderir ao SISAN e agora já podemos dar início nesse processo”, informou.
Outra discussão importante, segundo Claudete, tratou de alterações na composição do COMSEA. “Para atendermos a exigências do SISAN o Conselho precisa contar com um terço de membros governamentais e dois terços não governamentais”. Atualmente o órgão em Toledo possui uma estrutura composta por 16 membros, sendo sete ligados a instituições governamentais e nove da sociedade civil organizada. Serão enviadas à Câmara Municipal, alterações em Leis para atender a necessidade.
A presidente do Conselho, afirmou ainda que o assessoramento ao município quanto às políticas de segurança alimentar é uma das competências do COMSEA.“Com essas novas decisões garantiremos melhorias importantes para o município em alimentação e nutrição, e consequentemente em outros setores, como qualidade de vida da população”, comentou.
O prefeito Beto Lunitti deu total apoio a implantação da Caisan e afirmou que as políticas de segurança alimentar são importantes para o desenvolvimento do municipio. “Temos buscado a inserção em diversos programas do governo federal e com o SISAN não será diferente. Precisamos estar alinhados com todas estas frentes”. Beto ainda ressaltou que, enquanto prefeito, irá apoiar todas as portarias e ajustes necessários para que o COMSEA e a Caisan estejam dentro das prerrogativas federais.

Cozinha Social
A Cozinha Social de Toledo é tida como referência nacional em segurança alimentar e nutricional sendo a única no Brasil a atender tanto a parte de restaurantes populares como a parte da alimentação escolar. Segundo o secretário de Administração, Amauri Linke, com a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) a perspectiva é de mais melhorias. “O SISAN trará uma nova cultura para o município. O objetivo é que as pessoas compreendam que alimentação balanceada e saudável, como a oferecida nos Restaurantes Populares, também é uma forma de prevenção de doenças”, explicou.

Presenças
Participarão do encontro o prefeito Beto Lunitti, o secretário de Administração, Amauri Linke, o diretor da Cozinha Social, Luiz Bazei, a assistente social do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e presidente do COMSEA, Claudete Frasson, além de demais membros do Conselho.

Anuncio gene 2