Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Acadêmicos mostram ideias inovadoras de negócios

MeetUp oportuniza que empresas conheçam projetos de estudantes; MIT 2013 acontece nesta quinta-feira, dia 24

23/10/2013 - 16:56


No 5º período de Engenharia Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Toledo, Geovani Bresciani teve uma ideia que pode ajudar a melhorar a qualidade, diminuir o custo de produção e aumentar a produtividade de peixes. Ainda em fase de análise, o projeto do estudante é colocar em prática um sistema de monitoramento nos criadouros, inédito até o momento.
“Foi conversando com um produtor de peixes de Toledo que tive a ideia de criar o sistema. Entretanto, preciso de apoiadores e parceiros para colocá-lo em ação, como a ajuda de um técnico em piscicultura e alguma empresa ou investidor que acredite que possa dar certo e aporte recursos financeiros desde os testes do sistema até o desenvolvimento do protótipo e produto final”, destaca.
Foi para alimentar ideias inovadoras como a de Bresciani, explica o consultor do Sebrae/PR Alan Alex Debus, que uma das atividades do Meeting of Innovation Toledo (MIT 2013) foi criada. “O MeetUp será uma explanação rápida de ideias inovadoras de negócios, arquitetadas pelos universitários, nos moldes de apresentações de startups”, assinala.
Sandra Regina da Silva Pinela, diretora de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR Campus Toledo, complementa sobre o funcionamento do MeetUp. “As propostas inscritas pelos alunos serão numeradas e entregues aos proponentes em forma de cartões coloridos que as identifiquem. Na sequência, os proponentes as apresentarão no palco”, orienta.
Ainda de acordo com a representante da UTFPR, durante a apresentação, as ideias e os contatos serão reproduzidos em um telão e, em seguida, os proponentes estarão abertos para receber as contrapropostas de parcerias, que continuarão durante o coffee-break. “Vou aproveitar a oportunidade para mostrar a ideia e encontrar a parceria técnica e financeira que me falta”, diz Geovani Bresciani.
Alan Debus, do Sebrae/PR, reforça o convite para que investidores e empreendedores da região participem do evento e conheçam as ideias de negócio apresentadas. Essa aproximação pode representar novos empreendimentos e negócios, reforça o consultor.
O MeetUp, que começa às 20h30, vai fechar as atividades do MIT 2013. A programação completa do evento pode ser acessada no site www.mit.td.utfpr.edu.br. “Nossa intenção foi criar um encontro de aproximação de empresas e estudantes com ações que promovam diálogo e interação entre a ciência e o material humano que temos na universidade para dentro das empresas locais”, enfatiza Alan Debus.
Contrapartidas
Enquanto o MeetUp será o momento no qual os estudantes mostrarão oportunidades para empresas e técnicos, a Feira de Estágio e Emprego, aberta durante toda a programação do MIT 2013, das 15 às 22 horas, vai mostrar o que empresas inovadoras e instituições de estágio têm de oportunidade para os acadêmicos no mercado de trabalho.
Além das atividades de interação e diálogo, o MIT 2013, programação que, em Toledo, comemora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, também vai contar com a mostra cultural “Horizontes e Tecnologia”, a oficina “Minha ideia é um bom negócio?” e a palestra “(U+E)=Lucroinovação”, que vai mostrar como a Apple e o ‘Bar do Zé’ podem se beneficiar da interação entre universidade e empresa.
O MIT 2013 será no Centro Comercial da Catedral, que fica na Rua Almirante Barroso, e é uma realização do Sebrae/PR e UTFPR, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Prefeitura de Toledo, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET) e Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Da Assessoria

Anuncio gene 2