Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

NRE terá dois Delegados na 4ª Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente

A equipe do NRE Toledo foi acompanhada pela coordenadora da disciplina de Ciências no NRE, professora Ilse Tomm, e pelo professor Antonio Marcos Diniz, diretor auxiliar do CE Gaspar Dutra, de Nova Santa Rosa.

23/10/2013 - 17:14


A Secretaria de Estado da Educação divulgou os alunos que representarão o Paraná na 4ª Conferência Nacional Infanto juvenil pelo Meio Ambiente, que acontece de 23 a 28 de novembro em Brasília, no Distrito Federal. O evento também selecionou os quatro projetos que serão apresentados na etapa nacional. A seleção aconteceu a partir da Etapa Estadual que ocorreu em Curitiba, no dia 16 de outubro, quando os estudantes apresentaram os trabalhos desenvolvidos e selecionados em seus NREs.
Os próprios alunos participantes ficaram responsáveis em eleger os seus delegados representantes. A eleição considerou representantes do campo, da cidade, de comunidades tradicionais e a diversidade etnicorracial e foram eleitos estudantes de diferentes regiões do Estado - Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Umuarama, Jacarezinho, Paranavaí, Goioerê, Toledo, Pitanga, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Wenceslau Braz, Irati, Apucarana, Cascavel, Pato Branco, Ivaiporã e Área Metropolitana Norte. 
Do Núcleo Regional de Toledo, foram escolhidos dois delegados. Ana Clara Lange, do CE Dario Vellozo, de Toledo, e Vitor Augusto Philippsen Bohn, do CE Marechal Gaspar Dutra, de Nova Santa Rosa, se destacaram entre os mais de 300 alunos participantes, e farão parte da delegação que representará o Estado na Etapa Nacional.

Projetos
Os alunos da regional de Toledo também se destacaram na apresentação dos projetos desenvolvidos nas escolas. Na capital, os jovens apresentaram o Projeto de “Construção de cisterna para aproveitamento de água pluvial não potável”, a partir do tema Água, desenvolvido por alunos do CE Marechal Gaspar Dutra; “Corrente da pilha”, a partir do tema Fogo, desenvolvido por alunos do CE Dario Vellozo, de Toledo, e “Nhanhemitya ha Porã – Lugar limpo (Bom) onde se planta sem agrotóxicos”, desenvolvido por alunos do CE. Indígena Kuaa Mbo’e, da Comunidade Indígena Tekoha Añetete, de Diamante do Oeste.

De acordo com a professora Ilse, os trabalhos foram muito bem elaborados e os alunos estavam bem preparados, o que mostra que as atividades foram bem conduzidas na escola, partindo de temas presentes no cotidiano e da realidade que eles vivenciam. “Eles sabiam do que estavam falando e nunca esquecerão esta experiência”, acredita. Ela destaca que a participação dos estudantes em atividades como esta promove mudanças positivas, ajudando a formar bons cidadãos. “E é exatamente isso que buscamos dentro do processo educativo”, ressalta.

Da Assessoria

Anuncio gene 2