Está agendada para o dia 28 de outubro, próxima segunda-feira, a partir das 14h, na sede do Sinduscon-Oeste/PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná), em Cascavel, uma reunião para discutir os reflexos da informalidade nos canteiros de obra e os resultados de recente pesquisa do Comitê de Incentivo à Formalidade no Setor da Construção, que aponta problemas relacionados à segurança no trabalho por parte de empresas informais.
Segundo a pesquisa, a maior parte dos trabalhadores da construção civil contratados por empregadores informais não possui carteira assinada e ainda vive o drama de não contar com condições mínimas de segurança no canteiro de obras. Há ainda um grande número de trabalhadores, que mesmo estando vinculados a pequenas empresas, também não possuem e a devida documentação em dia.
Uma das regras mais básicas, o uso de capacete, é ignorada por 41,79% deste público-alvo e o cinto de segurança, indispensável em locais de trabalho em altura, não chega às mãos de 68,07% dos entrevistados.
Na ocasião, haverá explanação do coordenador estadual do comitê, Euclésio Manoel Finatti, que falará sobre o trabalho desenvolvido em nível de Paraná e Brasil. Entre outros tópicos, ele abordará questões relacionadas ao histórico do problema, estatísticas estaduais, importância e projeções para o futuro.
Da Assessoria