Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Garantioeste e Sicoob formalizam convênio

A formalização de convênio entre Sicoob Oeste e a Sociedade Garantidora de Crédito aconteceu nesta manhã (14) em cerimônia realizada na Associação Comercial e Industrial de Toledo, que contou com representantes do Sicoob da região, presidente do Instituto Regional de Desenvolvimento, e representante da Associação  Comercial de Cascavel e também da Caciopar.

14/03/2011 - 08:59


A partir da formalização o Sicoob vai aportar 2 milhões de reais junto a Sociedade Garantidora de Crédito.

O presidente da Garintioeste, Augusto José Spertotto, ressaltou na ocasião que os recursos vão atender uma demanda de cartas de crédito  reprimida na região. Já o presidente da Acit, Walmor Lodi frisou que a viabilização desse projeto mostra a vanguarda da região oeste do Paraná e o fortalecimento do sistema de crédito, que vêm contribuir para o desenvolvimento regional. Também nesse sentido, o presidente do Instituto Regional de Desenvolvimento, Mario Lopes, disse que o IDR acredita que a SGC vai gerar muitos postos de trabalho na região e aposta no sucesso desse  empreendimento. Outra liderança que estava presente no ato e endossou o mesmo tom de discurso foi o presidente da Faciap, Rainer Zielasko, que frisou que a SGC “vai fazer a diferença para o desenvolvimento da região, fazendo com que os recursos produzidos aqui sejam reinvestidos na comunidade”.
Histórico
No início do mês a Sociedade Garantidora de Crédito Garantioeste firmou convênio que garante o aporte de recursos de R$ 2 milhões do Sebrae. Os recursos vão compor o Fundo Garantidor para garantir as operações de crédito que beneficiarão micro e pequenos empreendimentos.
Inicialmente o Fundo Garantidor será composto pelos recursos aportados pelo Sebrae e outros aportes serão efetuados gradativamente pelo Sicoob Oeste, até fechar o mesmo valor, de forma que o Fundo tenha capacidade de R$ 4 milhões.
A assinatura do convênio ocorreu na quarta-feira(2), pelo presidente da Garantioeste, Augusto José Sperotto, e o coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae-PR, Flávio Locatelli. Ele explicou que o empreendedor poderá ter acesso a linhas de crédito mais baratas e acessíveis e, principalmente. com orientação. Os técnicos da Garantioeste visitarão a empresa, farão o projeto de crédito junto ao empreendedor e então vão direcionar através de instituição financeira conveniada, para buscar a melhor linha e taxa mais acessível.
Conforme Locatelli, o convênio da Garantioeste com o Sicoob Oeste já possibilita esta condição. “O empreendedor associado da SGC terá taxa menor do que a praticada no mercado e as perspectivas são as melhores possíveis. A diferença de taxa ficará no caixa da própria empresa, que poderá utilizar estes recursos para outras finalidades.”
Segundo ele, a previsão é de que os recursos do Sebrae sejam liberados ainda durante este mês. A Garantioeste e também a Garantisudoeste, serão as duas primeiras sociedades garantidoras de crédito a iniciar operação no Brasil.
Mais informações em reportagem  em vídeo
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29