Cumprindo mais um item da carta compromisso, firmada durante a campanha eleitoral com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo), o prefeito Beto Lunitti assinou o contrato com a empresa que administrará o cartão vale alimentação dos servidores municipais. O compromisso assinado com os servidores contava com vinte itens, dos quais doze já foram cumpridos e oito estão em fase de estudo pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH), além de outros avanços realizados, não inclusos no termo.
Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Beto Lunitti, o vice-prefeito Adelar Pelanka, o diretor da empresa AB Administração de Serviços, Wilmar Siqueira, a secretária geral do SerToledo, Ivana Dallagnoll, demais representantes sindicais, o secretário de Administração, Amauri Linke, secretária de Recursos Humanos, Marines Bettega, secretário da Fazenda, NeurociFrizzo, demais secretários municipais, vereadores e outros servidores.
Em pronunciamento, o secretário de Administração, Amauri Linke, ressaltou que o trabalho da gestão pública, buscou oferecer um serviço de qualidade. “O cartão possui duas características. Ele é temporário e indenizatório, por esse motivo o benefício não é considerado folha de pagamento para o cálculo do índice de comprometimento da folha, com relação às receitas correntes líquidas”. A estimativa é que em dez meses, a ação acrescente R$ 4,5 milhões no comércio de Toledo.
Conforme o diretor da empresa vencedora, Wilmar Siqueira, a preocupação em criar fatos novos e a capacidade técnica do município, chamou a atenção da empresa. “É uma honra tê-los como clientes. A preocupação em inserir os estabelecimentos municipais e o trabalho da equipe permitiu que esse processo licitatório ocorresse dessa forma. Estamos passando o modelo de licitação de vocês para outras prefeituras, pois realmente ficamos admirados com o trabalho e transparência com que foi realizado”. O modelo aplicado permitiu ainda, que o serviço não gere custo à gestão pública, pois segundo Siqueira, a empresa tem sua remuneração na taxa de serviço, paga pelos estabelecimentos cadastrados.
Para a representante do SerToledo, Ivana Dallagnol, a conquista representa uma luta histórica dos servidores. “Há anos lutamos por isso. O município cresce quando o servidor está satisfeito. Estamos empenhados pelo diálogo com a administração e nessa ocasião gostaria de agradecer a todos os servidores”.
De acordo com o líder de governo, vereador Ademar Dorfschmidt, os avanços realizados pela gestão são motivos de alegria. “O modelo que está sendo aplicado representa um ganho real aos servidores. Todos os vereadores estão felizes por esse primeiro vale alimentação implantado no município”. Outro representante do legislativo municipal, vereador Walmor Lodi, ressaltou o compromisso da administração com os acordos firmados. “Política é assim, tem que ser verdadeira, falar e cumprir, o prefeito Beto Lunitti está fazendo isso. A Câmara também fez sua parte e está a disposição”. Esta mesma opinião foi compartilhada pelo deputado estadual, Elton Welter, que destacou a importância do benefício aos servidores. “Acredito nesse trabalho do governo Beto Lunitti de valorização dos servidores”.
Segundo a secretária de Recursos Humanos, servidora de carreira, Marines Bettega, a pasta trabalhou incessantemente para que o benefício pudesse ser disponibilizado. “Nos sentimos honrados por sermos servidores de carreira e poder ajudar nessas ações. Essa é uma valorização daquilo que há anos sonhamos”. Já o vice-prefeito Adelar Pelanka, parabenizou toda a equipe que encontrou o melhor caminho para fornecer um ganho real aos servidores, por meio do vale alimentação. “As coisas estão acontecendo ao seu tempo e ficamos felizes pela relação de diálogo com os servidores e o SerToledo”.
O objetivo da administração pública é cumprir todos os compromissos firmados e o que for preciso para bem atender aos servidores e a população, informou o prefeito Beto Lunitti. Segundo ele, o diálogo, a transparência e o trabalho intersetorial em favor da sociedade toledana são valores da atual gestão. “Não houve governo na história que constituiu um Conselho para diálogo incessante com os servidores. Essa aliança traduz o interesse dos servidores. Estamos adotando o que foi escrito e aprovado pelas urnas”. O prefeito aproveitou a oportunidade para parabenizar pelo Dia do Servidor, comemorado na segunda-feira (28) e realizou a entrega do primeiro cartão do vale alimentação, ao técnico em agropecuária do município, Diomedes Cupertine.
Avanços
Além deste ato, o prefeito lembrou que já foram atendidas diversas demandas relacionadas ao termo. Uma das ações principais foi a implantação do piso de 1,2 salários mínimos. Atualmente, nenhum servidor municipal recebe uma quantia inferior a R$ 850,00. A prefeitura também manteve a contribuição com a Caixa de Assistência aos Servidores de Toledo (CAST), os repasses patronais e os valores relativos ao passivo atuarial do Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores de Toledo (FAPES).
Outro avanço para o quadro funcional é o Acordo de Compensação de Horas Extras, com a participação do SerToledo, com a criação do banco de horas. O acordo já está vigorando e a compensação será uma hora por uma e meia, de segunda a sábado, e uma por duas aos domingos e feriados. Ainda houve a regulamentação das jornadas de trabalho dos servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e dos agentes de trânsito e guardas municipais.
A qualificação profissional para os servidores, por meio de formação continuada de, no mínimo, 45 horas anuais é outro item do termo de compromisso que a administração já esta promovendo. Também foi aprovado o regulamento para liberação de professores para realização de mestrado e doutorado e realizada a liberação pela atual gestão dos pagamentos das progressões aos servidores. Além disso, foi ampliado o número de servidores liberados para o Sindicato e realizado concurso público para contratação de mais profissionais.
Beto destacou também a criação, por meio de lei, do auxilio do difícil acesso aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias. Outra lei sancionada pelo prefeito foi a de concessão de licença maternidade de seis meses para as mães adotantes, independente da idade da criança ou adolescente. “São algumas ações principais deste governo que tem no diálogo com os servidores uma de suas principais características. A administração deste município depende destes colaboradores que tão sabiamente desempenham suas funções e auxiliam no desenvolvimento das nossas ações”. O prefeito ainda reforçou que os diálogos entre o SerToledo, por meio dos secretários Amauri Linke – Administração, Neuroci Frizzo – Fazenda e Marines Bettega – Recursos Humanos, acontecem mensalmente.
Da Assessoria