Desde o início do ano, a saúde de Toledo passa por mudanças no modelo assistencial, o que requer discussão entre os profissionais de saúde; organização e estruturação de novos processos de trabalho e a contratualização de novos serviços. Destacando também a necessidade de discutir, orientar e informar a população sobre os novos rumos da saúde no Município.
Uma das dificuldades encontradas pela nova gestão é o grande fluxo de pacientes no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Doutor Jorge Nunes, o Mini Hospital, na Vila Pioneiro. Além que, a Unidade - referência para o atendimento de urgências e emergências - apresenta demandas a serem melhoradas. O prefeito, Beto Lunitti, disse que a gestão possui um compromisso com o bem estar do cidadão e que não serão medidos esforços para que todos tenham um atendimento de qualidade. “Estabelecemos metas, as quais estão sendo cumpridas pela Secretaria de Saúde. Após a conclusão do diagnóstico realizado no mini-hospital, a equipe sentiu a necessidade de fazer com que as políticas de saúde deste governo fossem precisas, elaboradas com o tempo necessário e as decisões pautadas em soluções”.
Diante deste contexto, em abril, o gestor juntamente com a sua equipe iniciou um estudo que ampliasse e qualificasse os serviços laboratoriais prestados à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Na sequência, o Poder Público iniciou um diálogo com os profissionais da Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo. O resultado deste processo é a formalização do Termo de Convênio com a Unipar, o qual prevê a execução dos exames até então realizados no laboratório do Núcleo Integrado de Saúde Jorge Nunes (NIS/Mini Hospital).
O secretário de saúde, Edson Simionato, esclarece que o principal desafio no atendimento no Mini Hospital é a demanda. “Algumas vezes, ainda é 6h e aproximadamente 150 pessoas aguardam na fila para fazerem os exames. O desafio desta administração é tirar a impressão negativa que existe em torno do mini da situação de muitas pessoas aguardarem por atendimento”. Outros fatores do convênio comentado por Simionato são: a economia dos recursos e a resolutividade nos atendimentos.
Para a assessora técnica em saúde, Denise Campos, o principal objetivo do convênio é melhorar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “É preciso auxiliar na evolução do SUS para que se consolide como o melhor plano de saúde do Brasil. A criação do SUS é boa, só nos cabe ajustar e trazer melhorias a ele. Eu sou uma adepta da saúde coletiva e pública. Recebo críticas e as trago para a evolução. Sabemos o quanto devemos trabalhar para trazer melhorias à população. Os primeiros passos estão sendo trilhados e os resultados aparecerão ao longo dos quatro anos”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, lembra que em anos anteriores diversos vereadores tentaram fazer o debate para a descentralização deste atendimento, porém nunca obtiveram êxito. “Fico contente em observar que o Plano de Governo desta administração está sendo cumprido e, principalmente, que a saúde de Toledo está avançando”.
O líder de governo, Ademar Dorfschimdt, concorda com o posicionamento de Remonti e complementa que o Plano de Governo (aprovado nas urnas) está sendo executado e trará benefícios para a sociedade. “É mais um presente à sociedade, porque cumpriremos as metas e num contexto geral vai amenizar os problemas das pessoas. Toledo avança na saúde pública a partir deste momento”.
Convênio
O laboratório foi desativado no dia 25 de outubro devido a assinatura do Termo. O convênio assegura que a Universidade disponibilizará laboratório com equipamentos de última geração dentro das normas da Vigilância Sanitária e otimização de tecnologias com agilização dos resultados.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, explica que o convênio garante atendimento 24 horas no Mini Hospital aos pacientes que buscam ao serviço de emergência e as coletas serão realizadas – inicialmente - nas UBS do Panorama, Coopagro e Europa.
O secretário de saúde, Edson Simionato, acrescenta que a descentralização será operada por meio da unidade móvel do laboratório da universidade que fará a coleta dos exames nestas unidades, conforme agendamento prévio semanal. “Os resultados dos exames serão disponibilizados nas unidades básicas de saúde e no Sistema de Informação Municipal de Saúde proporcionando maior agilidade aos serviços de diagnóstico”.
O diretor geral da Universidade, campus Toledo, Roberto Ferreira Niero, afirma que a Unipar investiu em tecnologia para a formalização do convênio e pondera que se for necessário novos investimentos poderão ser realizados. “Ofereceremos os melhores equipamentos existentes no mercado para atender a demanda”.
O diretor dos laboratórios da Unipar, Francisco, lembra que os exames serão liberados pelo bioquímico responsável pelo setor. “Ele não passará somente pelo crivo técnico, mas pelo controle de qualidade. Ele frisa que o convênio é de grande importância para a população e para a Universidade”.
Qualificação dos serviços
Outro fator destacado por Niero é o fortalecimento do tripé: Ensino, Extensão e Pesquisa da Unipar. “Nos preocupamos com qualidade. O nosso verdadeiro cliente é a sociedade, pois é ela que recebe os profissionais. Diante disso, o convênio é uma possibilidade dos acadêmicos vivenciarem na prática o conteúdo aprendido em teoria na sala de aula”.
Segundo a assessora especial de saúde, Denise Campos, existe a mistificação em torno do atendimento e muitos consideram que será um laboratório escola. “Teremos uma maior qualificação dos serviços, atenção dos profissionais, dentro dos níveis de confiabilidade, tudo que prezamos na qualidade dos serviços e teremos com os laboratórios da Unipar”.
Simionato lembra que durante o processo de transição, os atendimentos serão realizados pelos laboratórios credenciados ao Ciscopar, não acarretando nenhum prejuízo ao atendimento da população. Os pacientes com exames laboratoriais agendados nas unidades básicas de saúde deverão continuar se dirigindo ao Mini Hospital para serem encaminhados, com as guias, aos laboratórios credenciados ao Ciscopar. A Universidade deve iniciar os atendimentos em novembro.
O prefeito, Beto Lunitti, destaca que o convênio – no contexto de política pública – representa a integração da municipalidade deste governo com as universidades. “Isto caracteriza um avanço expressivo na troca de interesses comuns. O Município ter os melhores serviços originados da expansão do conhecimento”.
Com informações da assessoria de Toledo