Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Comitiva da Espanha realiza visita à prefeitura de Toledo e discuti possibilidades de acordos

O prefeito Beto Lunitti, o vice Adelar Pelanka e demais secretários e assessores fizeram a apresentação do município, com vídeo institucional e fala dos representantes públicos.

29/10/2013 - 22:43


Dando continuidade as agendas setoriais promovidas pela administração municipal, o prefeito Beto Lunittio vice Adelar Pelanka receberam na  segunda-feira (28) uma comitiva da Espanha, que visitou o município por intermédio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Segundo o prefeito Beto Lunitti o encontro teve como propósito articular projetos de investimentos futuros, pois a administração compreende que o processo de desenvolvimento do município perpassa ação a médio e longo prazo. “Esta agenda intermediada pela Acit vem ao encontro do plano de governo no sentido de promover ações estruturantes de desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
A comitiva, formada porintegrantes do País Basco representam a Agência de Desenvolvimento Regional da Espanha (Garapen) e veio a Toledo com o objetivo de discutir intenções de acordos comercias e universitários entre os países.Além da comitiva, também esteve presente no encontro pela manhã na prefeitura, o presidente da Acit, Edson Carollo e o vice-presidente Luiz Eduardo Guaraná, o diretor de Feiras e Eventos da Associação, Cézar de Césaro, o presidente da Câmara, vereador Adriano Remonti e a presidente do Conselho de Desenvolvimento de Toledo (Comdect), Sandra Pinela.
Segundo a representante da comitiva, Mercedes Belloso, a intenção é criar um intercâmbio. “Podemos compartilhar o que cada um tem de melhor. Será bom para os brasileiros que queiram criar pontes comerciais com a Europa, por meio da Espanha, por exemplo. Estamos assinando um convênio com a Itaipu Binacional, mas queremos trabalhar com vocês. A Itaipu é uma ponte de conhecimento do território. Para nós é muito importante esse apoio”. Mercedes destacou ainda, as possibilidades do acordo. “Não só trabalhar com as empresas, podemos criar um intercâmbio também de universidades, alunos, professores e de conhecimento em geral”.
Para o presidente da Acit, Edson Carollo, as possibilidades comerciais, por meio do acordo e do apoio público, são inúmeras.“Podemos trazer empresas que produzam lá, aqui. Temos o poder público que é parceiro e está realizando um trabalho diferenciado, com a alteração do zoneamento, permitindo novas áreas de parques tecnológicos, então a Acit entende que este é o grande momento de Toledo”. Edson também ressaltou a possibilidade de troca de informações sobre a tecnologia do biogás. O que segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem grande potencial produtivo no município, sendo administrado pelo assessor de Captação de Recursos, Luiz Balcewicz.
Outro aspecto importante é a possibilidade de intercâmbio estudantil, salientado pela presidente do Comdect, Sandra Pinela. Atualmente Toledo conta com seis Instituições de Ensino Superior (IES), com a possibilidade de implantação da sétima. Segundo Sandra, intercâmbios, aliados ao desenvolvimento econômico e tecnológico do município, auxiliam na permanência dos estudantes. “Antes tínhamos uma evasão dos alunos após a conclusão dos cursos. Hoje eles já se estabelecem aqui, mantendo o conhecimento adquirido no próprio município, pois estamos oferecendo todos os elementos que congreguem está visão e com esse acordo isso pode ser aprimorado ainda mais”, afirmou.
Anteriormente, representantes da Acit estiveram no País Basco e segundo o prefeito Beto Lunitti, alguns pensamentos já evoluíram. “Creio que podemos detectar interesses comuns e a Acit pode nos ajudar nisso. Tudo que o município puder oferecer de ajuda, será feito. O desafio agora é balizar interesses e torna-los comuns”. O prefeito expressou ainda, o desejo da administração público em tornar o município, o vale do metano. “De um problema, que é o dejeto suíno, queremos trazer a solução ambiental, mas também econômica e de qualidade de vida aos produtores. Queremos produzir ambientes favoráveis ao crescimento econômico, mas com respeito as pessoas, qualidade de vida e sustentabilidade”, finalizou.
 
Palestra
Após a visita a prefeitura de Toledo, a comitiva espanhola, participou de programação no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). O integrante da comitiva, Iker Galparsoro Lasa, da Garapen, da província de Golek ministrou a palestra ‘Potenciais oportunidades entre País Basco/Espanha e região oeste do Paraná’. Após o intervalo foram feitas apresentações de entidades e instituições parceiras.

 

Da Assessoria - Toledo

Anuncio gene 2