Durante a quarta-feira (30), a Secretaria Municipal da Educação (SMED) promoveu um encontro com diretores e conselheiros escolares de 36 escolas e 23 centros municipais de educação infantil (CMEI’s). As atividades foram coordenadas pelos professores Pedro Aloísio Webler e Marleide Maria Cardoso dos Santos. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Beto Lunitti e a secretária da Educação, Tania Elisete de Grandi.
O município procura estimular o fortalecimento dos Conselhos Escolares, seguindo diretrizes e orientações estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pela Resolução Nº 45/2012. Segundo a secretária, o foco principal do trabalho foi a atuação dos conselheiros nas escolas. “Por meio disso garantiremos que os Conselhos Escolares possam agir como interlocutores de diferentes instâncias da educação e da própria sociedade, propondo ações inovadoras que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino, para a democratização da gestão e para a garantia dos direitos humanos”.
A secretária destacou ainda os desafios da Educação no sentido de promover as mudanças necessárias. “Precisamos rever as atribuições e fortalecer os Conselhos Escolares. Capacitar os conselheiros e promover o diálogo é o primeiro passo para definirmos as melhorias necessárias para essa importante ferramenta da educação”, afirmou.
O prefeito Beto Lunitti salietnou que a política dos Conselhos foi iniciada a cerca de 20 anos, mas que o trabalho da atual gestão é no sentido estruturar os Conselhos Escolares, pois se entende sua relevância para a educação. “A administração municipal apóia essa ação e fica a disposição dos conselheiros e professores para que possamos avançar juntos, não só nesse quesito, mas na educação como um todo”. O prefeito destacou ainda, que os conselhos ajudam a gerenciar o dinheiro que vem para as escolas municipais.
Da Assessoria - Toledo