Com a assinatura foram criadas a Zona Especial da rua Barão do Rio Branco (ZEB), localizada entre a rua Borges de Medeiros e a BR-163, com o objetivo de consolidar o espaço como via com características predominantes de comércio e serviços. Também ficam, pela Lei nº 2.149, instituídas as Zonas do Autódromo, no entorno do Autódromo Municipal Rafael Sperafico, e do Aeroporto, nas cercanias do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho. O vice-prefeito, Adelar Pelanka, afirmou que o zoneamento foi um dos projetos mais importantes votados neste ano. “Temos que pensar no futuro e não no nosso mandato. Quero sair daqui e saber que o próximo administrador terá um município preparado e projetado para daqui a cinquenta anos. Isto é o que estamos fazendo. Vamos deixar uma cidade planejada para as próximas gerações”, frisou Pelanka.
Sobre a nominação da avenida Egon Pudell, que presta homenagem ao ex-prefeito de Toledo falecido em 29 de setembro de 2013, o filho Paulo Sérgio Pudell agradeceu ao poder público pela homenagem. Em breve relato, Paulo citou os avanços conquistados por seu pai, que administrou Toledo por duas vezes e foi deputado estadual chegando à presidência da Assembleia Legislativa do Paraná. “Temos um município pujante que se iniciou graças ao empenho de pessoas que desbravaram este lugar e conseguiram transformar Toledo nesta cidade que é destaque no Paraná e no Brasil”. O vereador e líder de governo na Câmara Municipal, Ademar Dorfschmidt, afirmou ser justa e legítima a homenagem a Egon Pudell, uma pessoa que deixa para o município de Toledo e para o Estado do Paraná um exemplo de pessoa íntegra e de caráter.
Beto Lunitti salientou que o ato transcende qualquer situação que possa ser avaliada ou pensada sob o prisma da política partidária. De acordo com o gestor municipal, os gestores públicos precisam reconhecer a importância dos seus agentes políticos independente de suas posições. “Neste ato tão simples, mas de grande relevância para a história de Toledo, nominamos um logradouro importante com o nome do pioneiro Egon Pudell, marcando de forma perene a presença e a história dele no nosso município”. Beto também afirmou que futuramente o local será identificado com uma placa relatando a história deste pioneiro e político toledano.
Sobre o zoneamento urbano, o líder do governo, Ademar Dorfschmidt, citou a relevância da questão, algo amplamente discutido e esperado pela população de Toledo. “Uma decisão que precisava ser tomada e isso foi feito. O nosso desenvolvimento dependia diretamente desta aprovação. O prefeito Beto Lunitti e sua equipe tiveram a sensibilidade, fizeram o enfrentamento e encaminharam este projeto para a Câmara Municipal. Fico feliz porque o prefeito não tem se omitido apresentados projetos para o legislativo municipal cumprindo o seu plano de governo. A sua administração tem sido pontual em resolver as demandas do município e o que foi proposto à população durante o período eleitoral. Toledo está no rumo certo e o desenvolvimento é cada vez mais notório”, salientou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Remonti, primeiramente agradeceu ao apoio dos vereadores à sua indicação para que o Acampamento Iftá-el fosse declarado de utilidade pública. “É um espaço que sempre serviu a comunidade e agora tem sua importância reconhecida”. Na questão do zoneamento urbano, Adriano afirmou ser um dia feliz e que marca a história para as próximas décadas em Toledo. “Há tempos que algumas destas pessoas que estão aqui hoje fizeram uma via sacra pedindo para que este zoneamento fosse aprovado para que eles pudessem, a partir de uma associação formada por cidadãos toledanos, construir o as casas que abrigarão 45 famílias”. Remonti falou que os vereadores e ex-vereadores presentes observaram, durante anos, o quanto foi custoso chegar a este momento. “Saiu daqui de alma lavada porque vejo ser cumprido aqui um dos compromissos deste governo”.
Segundo Beto Lunitti, a Lei nº 2.149, que trata sobre o zoneamento urbano, regulamenta espaços para empresas e comércios e corrige algumas distorções sobre a ocupação do solo urbano. O prefeito lembrou a região do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, estrutura onde se investiu recursos de todos os munícipes e apenas se admitia loteamentos com, no mínimo, 600 metros quadrados. “Nós, por entendermos esta demanda que se arrastava, tomamos uma decisão técnica de que a região do Parque do Povo deve ser do povo que contribuiu para sua construção. Nesta lei que os vereadores votaram, os terrenos poderão ser de 360 metros”. Beto ainda salientou que a partir da aprovação da Lei do Zoneamento se iniciam as discussões sobre o Plano Diretor para nortear os rumos do município para os próximos anos.
Beto Lunitti informou também que neste momento a Câmara Municipal debate a arborização urbana. Outro ponto abordado por Beto foi à questão das calçadas urbanas. “A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo se debruçou sobre projetos para padronizar nossas calçadas em 2009 e esta expertise não foi aproveitada. Determinei ao secretário de Habitação e Urbanismo, Igor Januário, que reinicie os estudos junto a estes profissionais para nos apropriarmos deste conhecimento”. Beto ainda lembrou que diversas ações serão implementadas a partir de 2014, com o orçamento próprio e definido de acordo com o plano de governo. “Vamos fazer as coisas acontecerem na forma do plano de governo que foi aprovado pela população toledana”, comentou.
Agradecimento da Associação dos Moradores Jardim dos Lagos
Um dos grupos beneficiados com o novo zoneamento urbano foi a Associação dos Moradores Jardim dos Lagos, composta por policiais e bombeiros militares. Segundo o seu presidente, Eloizio Buzolin, a entidade foi formada quando os seus membros tiveram o sonho de construir a casa própria. Os militares adquiriram uma área com o intuito de realizar um loteamento. “Estávamos buscando um local, recebemos a orientação do ex-prefeito e, em agosto de 2006, concluímos a compra. Infelizmente não conseguimos dar continuidade no nosso projeto devido a forma com que foi aprovado o zoneamento da região do Parque do Povo. Foram momentos de dificuldade e até de desânimo. Hoje estamos mais do que felizes já que o prefeito Beto Lunitti e sua equipe encerraram um doloroso processo”, finalizou.
Da Assessoria - Toledo